Cidade

2 anos do Serviço de Atenção à Pessoa com Fibromialgia

MANHUAÇU – Já faz dois anos que pessoas que sofrem com fibromialgia em Manhuaçu, podem contar com um serviço inédito na região. Na última sexta-feira (12), o Serviço de Atenção à Pessoa com Fibromialgia, da Secretaria Municipal de Saúde comemorou dois anos que está em funcionamento em uma tarde super especial no auditório do SUS.
O protocolo de tratamento vai além de disponibilizar o medicamento, pois conta com equipe multiprofissional, composta por médico, nutricionista, psicólogo, educador físico e farmacêutico, que orientam o paciente no tratamento da doença. A pessoa diagnosticada com fibromialgia pode ter acesso ao serviço pelo seu posto de saúde.
“Ficamos felizes pelos pacientes terem acreditado na nossa proposta de tratamento e que estão conseguindo conviver com a doença. Sempre estamos aprimorando o serviço, de acordo com aquilo que percebemos durante os atendimentos e também de acordo com aquilo que os pacientes relatam”, destacou Ana Lígia de Assis Garcia, secretária de Saúde.
O tratamento mudou por exemplo a vida da dona Maria Lúcia Teixeira Vicente, que desde o início do serviço está seguindo o protocolo. “A minha nora Viviane, sabendo do meu problema, veio até aqui e me cadastrou. A partir desse momento eu passei a participar do curso, toda semana é um encontro diferente com um profissional e com isso eu fui adquirindo mais conhecimentos, a entender melhor o meu problema. Até hoje eu sigo tudo que eu aprendi, com isso eu tenho uma qualidade de vida bem melhor. Não digo que eu não tenho mais dores, mas eu consigo conviver melhor com ela e para mim foi muito bom. Agradeço toda a equipe que nos atende, que nos recebem com todo o carinho”.

Reconhecimento
A experiência da implantação do serviço será mostrada na 18ª Mostra Brasil aqui tem SUS, que será realizada durante o XXXVII Congresso do CONASEMS, entre os dias 16 e 19 de julho, em Goiânia (GO). “Nós nos inscrevemos no chamamento do COSEMS/MG e fomos um dos 67 selecionados para irmos para a mostra nacional. Ficamos felizes com esse reconhecimento e esperamos agora tê-lo a nível nacional. Mas caso não venha, já ficamos satisfeitos em ter o reconhecimento dos nossos pacientes, que a cada dia mais conseguem progredir e levar a sua vida convivendo com a doença, de forma saudável e plena”, afirma Thaís Pires Miguel, coordenadora do serviço.

SECOM – Prefeitura de Manhuaçu

Diário de Manhuaçu

Recent Posts

Mineiro ganha competição de melhor provador de café do mundo

Dionathan teve 100% de aproveitamento na análise em um tempo de 2 minutos e 19…

2 horas ago

Cafeicultores do cerrado lançam rota turística

COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br Cafeicultores…

5 horas ago

Homem com sinais de embriaguez é flagrado com armas e munições

CAPARAÓ – A Polícia Militar prendeu no sábado (11) um homem, 37 anos, por posse…

7 horas ago

Cooperativas potencializam desenvolvimento

COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br Cooperativas…

2 dias ago

Associações dizem que estoque de arroz para o Brasil está garantido

Rio Grande do Sul é responsável por 70% da produção do grão no país DA…

3 dias ago

Política estadual leva qualidade genética ao rebanho de pequenos produtores do estado

Por meio do Pró-genética, animais de alto padrão são disponibilizados aos criadores em eventos pecuários…

3 dias ago

This website uses cookies.