Homem de 40 anos é preso em uma barbearia de Inhapim por crimes sexuais contra adolescente

O Ministério Público de Minas Gerais, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Inhapim, representada pelo Promotor de Justiça Jonas Junio Linhares Costa Monteiro, comunicou a prisão de um homem de 40 anos, acusado de cometer crimes sexuais contra uma adolescente de 16 anos.
A prisão foi realizada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) de Inhapim, sob a coordenação do Delegado Dr. Guilherme Lincoln.
O denunciado responde por crimes tipificados nos Código Penal e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Os crimes ocorreram entre outubro e dezembro de 2019, na Rua Geraldo Pinto do Amaral, no Bairro Romeu Duarte, em Nova Serrana/MG.
Segundo as investigações, o acusado contratou a vítima, então com 16 anos, para trabalhar como recepcionista em seu estabelecimento comercial. No entanto, valendo-se de sua posição de superioridade hierárquica, o homem praticou atos libidinosos contra a adolescente, mediante violência e grave ameaça.
Ele também foi acusado de tocar nas nádegas da vítima e de se trocar na frente dela, condutas inadequadas ao ambiente de trabalho, às quais a jovem resistiu.
Além disso, entre novembro e dezembro de 2019, o acusado adquiriu, por meio do aplicativo WhatsApp, uma fotografia pornográfica da adolescente.
As investigações comprovaram que o denunciado persistiu em suas condutas mesmo após reclamações da vítima, que, com medo de perder o emprego, só conseguiu relatar os abusos a terceiros algum tempo depois.
A prisão do acusado ocorreu nesta quarta-feira, 12 de março de 2025, em uma barbearia onde ele trabalhava como barbeiro, na cidade de Inhapim. O homem também atuava como garçom em uma pizzaria tradicional da cidade.
A detenção tem como objetivo garantir que ele responda à ação penal em que é réu. Caso condenado, o denunciado pode cumprir pena de reclusão de 10 a 17 anos, em regime fechado.
A ação penal tramita na 1ª Vara Criminal e de Execuções Penais da Comarca de Nova Serrana/MG.
O Ministério Público destacou que a prisão foi resultado de uma atuação conjunta com a Polícia Civil de Minas Gerais.