Categories: Artigo

A Fake News Como Estratégia de Combate

As Fake News (notícias falsas) sempre foram, e são usadas, com a intenção de destruir a reputação de seu alvo, com a intenção de vender uma imagem completamente falsa daquele de quem a notícia falsa se trata e, ao mesmo tempo, o impede de dizer aquilo que o mesmo queria, e que poderia ser útil para todos, para que o mesmo passe a desmentir as fake news a seu respeito. Além de criar notícias completamente falsas sobre alguém, as fake news também são utilizadas para distorcer as falas de seus alvos, passando uma mensagem falsa para aqueles que a ouvem.
Ao ver suas palavras deturpadas, sendo propagadas como verdades saídas de sua própria boca, o alvo das fake news têm duas opções imediatas: primeira, corrigir as distorções feitas por seus adversários, o que lhe tomará tempo e energia; segunda, ignorar as distorções e passar sua verdadeira mensagem e intenção, deixando que suas ações falem por si, e venham à tona com o tempo, enquanto as mentiras são destiladas. Poucos são os que optam pela segunda opção.
Sabendo disso, seus adversários não lhe darão tempo, e criarão sempre novas notícias falsas, para que o alvo passe o tempo todo, e até mesmo a vida toda, tentando desmentir e afastar de si a imagem negativa que foi criada e colada em si por seus adversários. Como diz Sócrates em sua apologia: “não é fácil, em pouco tempo, destruir grandes calúnias”. Com isso, o mesmo será incapacitado de fazer qualquer outra coisa, pois seu foco e intenção estarão voltados completamente para a única ideia de limpar seu nome. Tal estratégia é usada de diferentes formas, e em diferentes áreas, por seu poder de, praticamente, incapacitar seu alvo, que empregará todo seu carisma e capacidade argumentativa em “provar” sua inocência diante das falsas acusações.
Com as fake news, tal estratégia ganhou enorme popularidade; com a internet, tais ações ganharam milhares de apoiadores, mas esse tipo de mentira, falsidade, e mau caratismo, sempre existiu.
Em seu julgamento, descrito no livro “Apologia de Sócrates”, escrito por Platão, Sócrates é acusado de inúmeras mentiras e falsas acusações, sendo acusado de corromper a juventude e negar os deuses gregos, tais acusações falsas o levaram a prestar contas diante da sociedade, tendo pouco tempo para desmentir todas elas, recebendo esse filósofo então, a sentença de morte.
Cerca de 430 anos depois, as notícias falsas fariam uma outra vítima: Jesus. Esse, sendo ainda maior do que Sócrates, diante das falsas acusações preferiu ficar calado, e como ovelha muda diante de seus tosquiadores, não abriu a boca. Suas ações falaram, e ainda falam, muito mais alto do que as acusações a ele dirigidas.
Mesmo depois de sua morte e ressurreição, Jesus continuou sendo alvo das notícias falsas, pois, o império romano tentou popularizar a história de que Ele não havia ressuscitado, mas que seus discípulos haviam roubado seu corpo. Discípulos estes que também foram alvos de “fake news”, quando o imperador Nero os acusou de incendiar Roma – coisa que que ele mesmo fez para culpá-los -.
As Fake News sempre estiveram em nosso meio. Muitos tentaram reescrever a História através de falsas notícias, tentando mudar os rumos da sociedade ao apresentar uma falsa realidade, completamente embasada na distorção dos fatos e da verdade, impulsionados por desejos egoístas, e a submissão cega motivada pelas paixões ideológicas. As fake news, a mentira nua e crua, sempre será uma grande estratégia de combate para aqueles que não têm escrúpulos, e nem sentem empatia pelo próximo, focados tão somente em sua sede de poder, e na ideia de mantê-lo.

Wanderson R. Monteiro
(Bacharel em Teologia pelo ICP (Instituto Cristão de Pesquisas); Vencedor do Prêmio Marilene Godinho de Literatura, em 2016, na categoria Contos; e em 2017, na categoria Crônicas; e segundo lugar em 2018, também na categoria Crônicas)
São Sebastião do Anta – MG
dudu.slimpac2017@hotmail.com

Diário de Manhuaçu

Recent Posts

Censo 2022: população quilombola tem perfil jovem e maioria masculina

Estatísticas específicas sobre sexo e idade foram divulgadas pelo IBGE DA REDAÇÃO - As populações…

2 dias ago

ESP-MG abre inscrições para Especialização em Saúde pública, com foco na saúde prisional

DA REDAÇÃO - Nesta quinta-feira-feira, dia 02 de maio de 2024, a Escola de Saúde…

2 dias ago

Expedição no Leste de Minas visita produtores de Conilon

DA REDAÇÃO - Produtores rurais dos municípios de Ipanema, Pocrane e Taparuba receberam a visita…

2 dias ago

Rumo à proteção digital: o avanço das ameaças cibernéticas

*Ana Albuquerque Recentemente, o mundo testemunhou um avassalador ataque hacker que, praticamente, levou o sistema…

2 dias ago

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br Amans prepara o fim de mandato O ano de 2024 deverá ser de trabalho…

2 dias ago

Cachaça mineira terá centro de referência

COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br Cachaça…

2 dias ago

This website uses cookies.