Artigo

A Questão não está em pauta

Margareth Maciel de Almeida Santos

Doutora em Sociologia Política

Membro do Instituto Nacional dos Advogados do Brasil (IAB)

 

Em 17 de dezembro do ano passado, nosso presidente, Jair Bolsonaro, durante o evento na Bahia pronunciou um não à vacina contra a covid-19. Segundo o Correio Braziliense, ele foi além quando subiu o tom para dizer: “Ô imbecil, ô idiota. Eu já tive o vírus e eu já tenho anticorpos. Para que tomar vacina de novo?”

E agora segundo o site noticias.uol.com.br, o referido presidente fala que pode “entrar na fila, sem problema algum e que prefere dar a sua vez para quem está em uma situação de pavor de caso”.

Estou confusa porque já tive também o coronavírus e a ciência me recomenda o sim para a vacina, com a finalidade de evitar a reinfecção. O problema maior é que caso eu venha ter o vírus novamente, eu contamino tantas outras pessoas. Por um lado, a Organização Mundial da Saúde (OMS), diz que não existe evidência de que quem contraiu o vírus está imunizado e do outro há as decisões políticas que pesam muito em uma sociedade e influencia o comportamento do povo ou para o mal ou para o bem.

Diante de tantas opiniões diferentes, e constatando que em 2021 o número de morte está sendo superior em relação à 2020, eu pergunto para o presidente, aonde está a gripezinha?

O problema é que o comportamento negacionista de Bolsonaro não contribui para o enfrentamento à pandemia. As falas de Bolsonaro em relação à pandemia são cruéis diante de tanta desigualdade, pois sabemos que para os necessitados tudo é mais difícil. O que tem que ser respeitado nesse momento é a fala do ministro da Saúde, (nem me lembro o nome agora do atual, de tantos que já passaram durante a pandemia), é que deve ser respeitada, desde que esteja de acordo com a recomendação de cunho científico.

E a CPI da covid?

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, determinou a instalação desta CPI no dia 09 de abril do corrente ano, para investigar a atuação do governo federal na pandemia.

Eu confesso que votei em Bolsonaro para presidente, e penso, segundo a mídia, que os eleitores do Nordeste que eram petistas bandearam para o lado de Bolsonaro, pois eles entenderam que a pior tragédia sanitária aconteceu durante o seu governo e que Bolsonaro tem feito muito pela região e a corrupção em seu governo é zero.

E aí presidente?

Não deixe a peteca cair.

Plagiando o que o Bolsonaro escreveu no Twitter, segundo a exame.com/brasil, para o ministro Barroso, muitos de nós gostaríamos também de falar ao presidente que “use a sua caneta para boas ações em defesa da vida e do povo brasileiro, use a sua caneta para boas ações ao combate da Covid-19.”

Vamos nos valer das palavras do Papa Francisco: “é o tempo de nós” além de se vacinar contra o coronavírus, o pontífice lamentou haver um “negacionismo suicida”. Disse ainda na sua humildade que “não sabe explicar.”

PAZ E BEM!

Diário de Manhuaçu

Recent Posts

ACIDENTE FATAL NA BR-262

Um caminhoneiro morreu. Colisão aconteceu entre Reduto e Martins Soares REDUTO – Nesta sexta-feira (17),…

12 horas ago

Motorista embriagado mata casal de motociclistas em Inhapim

INHAPIM – Um grave acidente foi registrado pela Polícia Rodoviária Federal na tarde dessa sexta-feira…

12 horas ago

Adolescente de Caratinga mantida em cárcere privado em Mato Grosso é resgatada pela Polícia Civil

A Polícia Civil de Caratinga, por meio da Delegacia de Atendimento à Mulher, foi acionada…

12 horas ago

Ceasa suspende mercado aos domingos

CARATINGA- Após uma pesquisa de satisfação junto aos produtores e compradores, a Ceasa Caratinga decidiu…

12 horas ago

ELEIÇÕES 2024: Começou financiamento coletivo de campanhas

Saiba como funciona essa modalidade de arrecadação de recursos para campanhas eleitorais DA REDAÇÃO -…

14 horas ago

Secretaria de Saúde reforça prevenção e enfrentamento às doenças respiratórias

Período entre o outono e o inverno requer mais cuidados da população; vacinação por influenza…

14 horas ago

This website uses cookies.