MANHUAÇU – A Academia de Letras de Manhuaçu realizou, na noite da última sexta-feira (12) Sessão Solene para o lançamento de dois livros. O primeiro “O Presente do Passado”, da autora Martha Zapallá Pimentel Porcaro Puga. O outro livro “As Aventuras de Marcelo”, de autoria da professora Mônica de Oliveira. O evento contou com a participação de convidados, familiares, secretário municipal de Cultura, Victor Rocha e membros da Academia de Letras.
Para o presidente da Academia de Letras de Manhuaçu, Dr. Luiz Gonzaga Amorim, a presença de mais duas escritoras lançando suas obras, traduz a valorização da literatura, da história e, ainda desperta para a necessidade de ter algo que traz de volta um passado. O momento foi de muita alegria, em que todos puderam desfrutar do conhecimento de duas escritoras, que traz muito orgulho, pois puderam retratar através da escrita, tudo que vivenciaram. “Martha Zapallá buscou em sua pesquisa a origem da família, imigrantes italianos que se estabeleceram em Manhuaçu e, a professora Mônica de Oliveira retrata a vida de um menino como todos os outros. Mora no interior, adora o campo, respira o ar puro e vive dias incríveis com os seus amigos do celeiro”, destaca o presidente.
“O Presente do Passado”
Martha Zapallá Pimentel Porcaro Puga é bisneta de Antônio Zapallá e Rosa Porcaro. Eram imigrantes italianos, que se estabeleceram em Manhuaçu. Por longos anos, a autora dedicou-se a pesquisar a origem e um pouco da história desses seus antepassados, sua descendência, identificando toda a família numa árvore genealógica. Viajou à Itália, para conhecer a pequena cidade onde nasceram seus antepassados e, como vieram para o Brasil. No livro, a autora mostra a história da “República de Manhuaçu”, cita informações relevantes da cidade e sua cultura. Martha Zapallá também registra ocorrências na vida de uma família, e seus descendentes num percurso de 154 anos.
“As Aventuras de Marcelo”
Mônica de Oliveira é professora, funcionária municipal efetiva desde 2018, formada em pedagogia, pós-graduada em Biblioteconomia, Gestão Escolar e Acadêmica em Évora (Portugal). O livro “As Aventuras de Marcelo” retratam a vida de um menino como todos os outros, que adora brincar futebol com amigos, soltar pipa, brincar de rodas, subir em árvores e viver grandes aventuras. As histórias e causos contados por seu avô João, levam o leitor a sentir o cheiro da terra molhada, o sabor da fruta verde apanhada do pé, além das boas lembranças da infância. A alegria de Marcelo é contagiante, e leva a todos para lugares mágicos e encantadores.
Recentemente, Mônica de Oliveira foi agraciada com o prestigiado prêmio Bahia de Literatura, Educação e Artes, em Salvador. O reconhecimento veio por conta da originalidade e relevância do texto, que encantou o júri pela sua mistura de fantasia e lições de vida. “O livro sugere também uma jornada cheia de descobertas, aprendizados e promete não só entreter os pequenos leitores, mas também transmitir valores importantes. Novas portas se abriram para o lançamento, que deve ocorrer em breve”, destaca Mônica de Oliveira. A escritora está de viagem marcada para Buenos Aires, no dia 30 de julho, onde estará recebendo uma comenda e lançará uma Antologia a Evita Peron. Também tomará posse na Academia, em Buenos Aires. Recebeu convite para lançamento em Portugal, França e Angola. Para custear as despesas, Mônica de Oliveira lançou uma campanha virtual e, a doação pode ser feita via Pix: [email protected], no valor de R$ 20,00.
Eduardo Satil / Cidade Total / Rádio Caparaó