Nacional

Boletim InfoGripe diz que VSR supera covid-19 em mortes de crianças

Dados são da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

DA REDAÇÃO – A crescente circulação do vírus sincicial respiratório (VSR) gerou aumento expressivo da incidência e mortalidade de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças de até dois anos de idade, ultrapassando as mortes associadas à covid-19 nessa faixa etária nas últimas oito semanas epidemiológicas.
O VSR responde por 57,8% do total de casos recentes de SRAG com identificação de vírus respiratório. Outros vírus respiratórios que merecem destaque nas crianças pequenas são o rinovírus e o Sars-Cov-2.
Os dados foram divulgados no Boletim Infogripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, nessa quinta-feira (25).
Entre a totalidade de óbitos, o crescimento da influenza A faz com que o percentual associado a esse vírus comece a se aproximar do observado para a covid-19 nas últimas quatro semanas. Apesar disso, a covid-19 ainda tem amplo predomínio na mortalidade de idosos, que também é a faixa etária que mais se destaca em relação a mortes por SRAG.

Prevalência
Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos com resultado positivo para vírus respiratórios foi de influenza A (23%), influenza B (0,4%), vírus sincicial respiratório (57,8%) e Sars-CoV-2/Covid-19 (10,7%).
Entre os óbitos, a presença desses mesmos vírus entre os positivos foi de influenza A (32%), influenza B (0,3%), vírus sincicial respiratório (10,8%), e Sars-CoV-2/Covid-19 (53,9%).
Pesquisador do Programa de Computação Científica (Procc/Fiocruz) e coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes destaca a importância da vacinação, que está com campanha para influenza A, o vírus da gripe, e do uso de máscaras adequadas (N95, KN95, PFF2) a qualquer pessoa que for a uma unidade de saúde e a quem estiver com sintomas de infecção respiratória.
“A atualização do Infogripe continua apontando para o aumento no número de novas internações por infecções respiratórias em praticamente todo o país. E isso se dá, nesse momento, fundamentalmente por conta do vírus VSR, que interna especialmente crianças pequenas. E, além disso, o próprio vírus da gripe, o vírus influenza A, a gente vê aí também em clara ascensão em todo o país”, disse o pesquisador.
Ag.Brasil

Fiocruz destaca a importância da vacinação (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)
Diário de Manhuaçu

Recent Posts

Idosa morre na mesma agência onde mulher levou cadáver do Tio Paulo

Uma idosa morreu dentro de uma agência bancária, em Bangu, na tarde desta quarta-feira (08).…

8 horas ago

Égua caramelo ilhada no RS é resgatada de telhado

Nesta quinta, a primeira-dama Janja Lula disse que equipes do Exército Brasileiro iriam fazer o…

8 horas ago

Mineirão será de Andrea Bocelli

COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br Mineirão…

10 horas ago

Oito em cada dez professores já pensaram em desistir da carreira

Dado é de pesquisa inédita divulgada pelo Instituto Semesp DA REDAÇÃO - Oito em cada…

12 horas ago

Cachaçaria em Raul Soares conquista registro no Mapa

RAUL SOARES - “Meu avô chegou aos 102 anos e dizia que o segredo para…

12 horas ago

Municípios da Zona da Mata e Vertentes são reconhecidos em premiação nacional da Rede de Atendimento Aqui Tem Sebrae

Antônio Carlos, Carangola, Luisburgo, Ponte Nova, São Geraldo de foram agraciados com o Selo Diamante…

13 horas ago

This website uses cookies.