Cidade

Bolo do campo: projeto do CAF para geração de renda no B. São Francisco de Assis

A preparação e comercialização de bolos deliciosos motivam moradoras do Bairro São Francisco de Assis, em Manhuaçu, a por as mãos na massa e gerar renda para a família. A iniciativa do CAF (Centro de Apoio à Família), com o projeto social ‘Bolo do Campo’ tem chamado a atenção destas mulheres que, por vezes, são chefes da casa e precisam cobrir as despesas domésticas, a exemplo do que ocorre em diversos lugares do Brasil.

A Assistente Social Juliana Oliveira, Coordenadora do Projeto Bolo do Campo, mencionou que ‘o projeto começou há poucos dias, com duas moradoras, inicialmente, para fazer bolos artesanais, bem caseiros. Nesta etapa, elas são acompanhadas por toda a equipe do CAF, como o administrativo e a psicóloga que as preparam para se profissionalizarem e sair prontas para o mercado de trabalho’.

Com o advento da pandemia, diversos trabalhadores brasileiros perderam empregos ou tiveram drástica redução de renda, o que comprometeu o orçamento familiar. Mais do nunca, o empreendedorismo tem se apresentado como alternativa e instrumento para a geração de renda e o desenvolvimento profissional.

 

BOLOS FEITOS NO CAF

 

Ao implantar este projeto social, o CAF disponibilizou as estruturas física e profissional necessárias para a execução das atividades, como a cozinha, utensílios, equipamentos para as aulas, preparação dos bolos e o treinamento com profissionais nas áreas de empreendedorismo, atendimento a clientes, precificação do produto e vendas, entre outras capacitações afins. Além disto, há o total acompanhamento de todas as etapas do processo para que o negócio gerado pelas participantes seja sustentável economicamente para se estabelecer.

Para a população, o projeto Bolo do Campo (referência ao local, que antigamente era conhecido como Campo de Avião – por ali existir pista de pouso) é alternativa para saborear delícias da culinária, com preço reduzido e o gostoso gosto de participar de um trabalho social.

Josiane de Souza, uma das participantes, pontua que está gostando do projeto. ‘Meu marido está empregado, mas no momento eu não estou; mas com este projeto estou entrando no mercado de trabalho. Estamos preparando bolos variados como cenoura, laranja, limão, chocolate, broas, entre outros sabores, a partir deste conhecimento adquirido’.

A outra participante, Luciene Souza da Silva Dias, elogia as técnicas aprendidas. ‘O modo de fazer ensinado no curso para nós é novidade. Fazíamos em casa, mas do jeito que preparamos no projeto é diferente. O bolo fica leve e macio. Aprendemos coisas importantes como peneirar a farinha, o que faz toda a diferença. Estou gostando muito’, destacou.

Os bolos são comercializados em tabuleiros com três tamanhos distintos (pequeno, médio e grande).

Encomendas podem ser feitas durante a semana, pelo telefone (WhatsApp) 33 98455 7763.

 

Diário de Manhuaçu

Recent Posts

PC prende suspeito de assalto em joalheria em Divino

DA REDAÇÃO - Na manhã desta terça-feira (30/4), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG)…

9 horas ago

11º Batalhão de Polícia Militar recebe palestra de alinhamento de Defesa Civil

MANHUAÇU - Na última semana, o 11º Batalhão de Polícia Militar recebeu integrantes da Defesa…

9 horas ago

Clínica Veterinária Municipal e parceiros realizam feira de adoção

MANHUAÇU - No último sábado (27/4) aconteceu a 5ª edição da feira de adoção de…

11 horas ago

Motociclista morre após queda de moto na BR-116

DA REDAÇÃO - Um motociclista morreu após cair de sua moto na BR-116 no KM…

11 horas ago

Falsa médica que atuava como nutróloga em Maceió é indiciada pela polícia

Além dos atendimentos ilegais, a mulher dava dicas à população em suas redes sociais fazendo…

11 horas ago

Militar intervém em ocorrência de ameaça no trânsito

MANHUAÇU - Por volta das 19h desta segunda-feira (29/4) um militar de folga e à…

11 horas ago

This website uses cookies.