Imbé de Minas é Selo Prata. Conforme a administração, este reconhecimento comprova a responsabilidade com a saúde de seus cidadãos
BELO HORIZONTE – Nesta semana, entre terça-feira (4) e quarta-feira (5), ocorreu o Congresso Mineiro de Saúde, Conexão Minas-Saúde, com presença de prefeitos e secretários municipais de saúde de todo o estado, com aproximadamente 2.600 pessoas, e em especial autoridades como o Governador do Estado, o secretário estadual, Edivaldo Faria, que é presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais COSEMS-MG); presidente do Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (CONASEMS), Hisham Mohamad Hamida, representantes do Ministério da Saúde, do Supremo Tribunal Federal, Ministério Público, dentre outros profissionais de saúde renomados.
#BORAVACINAR! 2024
Em destaque ocorreu a cerimônia de entrega do selo #BORAVACINAR! 2024, de iniciativa do Ministério Público de Minas Gerais, onde o município de Imbé de Minas, através da Secretaria Municipal de Saúde, representado no evento pelo secretário Whellinton Peixoto e pela enfermeira e coordenadora da Vigilância em Saúde, Tatiana Amorim, recebeu o Selo Prata de Vacinação pelo ano de 2024.
O Selo #boravacinar foi instituído em 2023 por meio de uma Resolução Conjunta do Govenador do Estado de Minas Gerais e o Procurador-Geral de Justiça como um reconhecimento dos municípios que alcançarem as metas de cobertura de vacinação instituídas pelo Programa Nacional de Imunização – PNI. Assim, tem como objetivo fomentar ações municipais para aumento da cobertura vacinal. Destaca-se que no Brasil, desde o início do século XIX, as vacinas são utilizadas como medida de controle de doenças e o PNI é considerado uma das principais e mais relevantes intervenções em saúde pública no Brasil.
É válido ressaltar que o Selo Prata é garantido aos municípios que conseguiram alcançar 95% de 10 a 13 vacinas da programação vigente de vacinação para crianças de 1 ano e menores de 1 ano, Ouro para a cobertura de pelo menos 14 vacinas para mesma faixa etária. Minas Gerais foi destaque em cobertura vacinal a nível nacional, contando com a premiação de 400 municípios aproximadamente.
“Responsabilidade com a saúde dos cidadãos”
O prefeito João Batista da Cruz, o ‘Batista’ (PT), destacou que este reconhecimento comprova a responsabilidade com a saúde dos cidadãos de Imbé de Minas.
Já o secretário Whellinton Peixoto destaca que, “a vacinação se estabelece como um dos pilares fundamentais para a proteção da saúde pública. Através da administração de vacinas, doenças que antes causavam grandes epidemias e ceifavam vidas podem ser prevenidas, garantindo não apenas o bem-estar individual, mas também a saúde coletiva. No entanto, a importância da vacinação vai além da proteção contra enfermidades específicas, ela é um dos maiores avanços da medicina moderna, um escudo que fortalece comunidades e previne o retorno de doenças erradicadas. Com o crescente aumento de informações sobre vacinas, é essencial que a sociedade compreenda a relevância de se vacinar, promovendo a imunização de forma ampla e eficaz”.
- Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti; enfermeira e coordenadora da Vigilância em Saúde de Imbé de Minas, Tatiana Amorim; secretário municipal de Saúde, Whellinton Peixoto; e o governador Romeu Zema
- Equipe da área de Saúde entrega o certificado ao prefeito Batista
- Representantes de Imbé de Minas junto do Zé Gotinha, mascote da campanha de vacinação no Brasil
- Certificado recebido pela prefeitura de Imbé de Minas