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BRASIL AINDA CARENTE NA EDUCAÇÃO

Ildecir A.Lessa
Advogado

Geralmente, para elaboração do artigo semanal, faço uma busca de um tema que foi mais de destaque e, portanto com mérito de ser analisado. Nessa semana, é de boa oportunidade analisar o PISA, Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês) foi amplamente divulgado na imprensa, de um modo geral, os resultados nessa semana. A análise apontou para uma queda de pontuação nas três áreas avaliadas: ciências, leitura e matemática.
A queda de pontuação também refletiu uma queda do Brasil no ranking mundial: o país ficou na 63ª posição em ciências, na 59ª em leitura e na 66ª colocação em matemática. O exame deste programa, coordenado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e foi aplicada no ano de 2015 em 70 países e economias, entre 35 membros da OCDE e 35 parceiros, incluindo o Brasil. Essa avaliação a nível global, acontece a cada três anos e oferece um perfil básico de conhecimentos e habilidades dos estudantes, reunindo informações sobre variáveis demográficas e sociais de cada país e oferece indicadores de monitoramento dos sistemas de ensino ao longo dos anos. Os entendidos, especialistas no campo educacional, foram unânimes em afirmar que, não há motivos para comemorar os resultados do país no Pisa.
Deve ser anotado que, no Brasil, a prova fica sob responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A amostra brasileira contou com 23.141 estudantes de 841 escolas, que representam uma cobertura de 73% dos estudantes de 15 anos. Em cada edição, o Pisa dá ênfase a uma das três áreas. Na deste ano, o foco foi ciências. Participaram alunos de todos os estados brasileiros. O Pisa define o “letramento em leitura” como a capacidade de os estudantes entenderem e usarem os textos escritos, além de serem refletir e desenvolver conhecimentos a partir do contato com o texto escrito, além de participar da sociedade.
A prova do Pisa avalia o domínio dos alunos em três aspectos da leitura: Localizar e recuperar informação, integrar e interpretar, e refletir e analisar. Os resultados do Brasil no Pisa são gravíssimos porque apontam uma estagnação em um patamar muito baixo. 70% dos alunos do Brasil abaixo do nível 2 em matemática é algo inaceitável. Os conteúdos matemáticos avaliados na prova do Pisa são relacionados a quantidade; incerteza e dados; mudanças e relações; espaço e forma. A OCDE considera como capacidades fundamentais da matemática atividades como delinear estratégias, raciocinar e argumentar, utilizar linguagem e operações simbólicas, formais e técnicas e utilizar ferramentas matemáticas. Entre os processos matemáticos, o Pisa mede a habilidade dos estudantes de formular, empregar, interpretar e avaliar problemas. O Brasil avançou pouco, e os resultados do exame pintam um cenário de estagnação na educação para a maioria dos especialistas, mas antes de ir a fundo no que o Brasil pode aprender com o resultado, há de se observar que, o Brasil ainda está olhando muito para o conteudismo, mas o mais importante é a qualidade do que é ensinado e a forma como é ensinado, dando sentido a esse conteúdo para os alunos, e isso não significa não focar no conteúdo, mas (tirar) o excesso que não faz mais sentido no mundo de hoje, de vez que, o que está sendo exigido no mundo do trabalho é resolução de problemas, valores, criatividade.
Por outro lado, a OCDE concluiu que o Brasil estagnou no Pisa na última década, embora tenha elogiado o país por ter conseguido incluir mais alunos na rede de ensino sem com isso, comprometer a qualidade da sua educação. Isso, porém, é insuficiente. Para um país atrasado em seu dever de casa, o objetivo a cada ano deve ser de avanço na educação, corrigindo sempre os erros e buscando mais acertos para a próxima avaliação, escapando dessa tão grande carência na educação.

Diário de Manhuaçu

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