Regional

Cafeicultores das Matas de Minas se preparam para exportar

O projeto Agro.Br tem auxiliado este processo

MANHUAÇU – Quase 90% dos cafés especiais produzidos no Brasil são exportados, segundo a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA). De olho nesse mercado, cafeicultores da região das Matas de Minas estão participando do programa Agro.Br, iniciativa da CNA em parceria com a Apex Brasil.
Os produtores da região representam quase um quinto dos atendidos pelo projeto em Minas Gerais, segundo o consultor do projeto que atua junto ao Sistema Faemg Senar, Paulo Március Campos. “O nível do produto deles é altíssimo. Temos aqui cafés certificados, muito bem pontuados e produtores que já exportam indiretamente, mas não estão vendendo pelo maior preço”, explicou.
Nesse sentido, o consultor apontou que o objetivo do Agro.BR tem sido levar formação, informação e oportunidade para que eles possam se preparar para vender os seus cafés de forma direta, com o melhor preço e sem timidez para encarar o mercado internacional.

Avanço
Cafeicultores da região estão avançando nesse processo e recebendo seus planos de exportação e portfólios. O portfólio produzido em cinco idiomas (português, inglês, espanhol, mandarim e árabe), auxilia no contato com os futuros compradores e representa um passo importante.
Duas cafeicultoras e uma cooperativa das Matas de Minas receberam o material durante o 25º Simpósio de Cafeicultura realizado em Manhuaçu esta semana.
A entrega aconteceu durante reunião conduzida por Paulo Március. “Nossa função é colocar esse pessoal na vitrine do mundo. Estivemos no evento no ano passado e agora apresentamos resultados positivos com produtores engajados no projeto”.
Ele ainda destacou que grande parte desses produtores são atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG Café+Forte, essencial nessa construção. “O ATeG atua da porteira para dentro, e o Agro. BR porteira a fora para deixarmos o conceito de sermos só celeiro do mundo e sermos também supermercado do mundo”.
Uma das contempladas com a entrega do portfólio foi a cafeicultura Adélia Vivian Abreu, de Simonésia. Ela contou que vem de uma família de cafeicultores, e está investindo na atividade há quatro anos. Dona da marca AVA Café Especial, ela faz parte de um grupo do ATeG Café+Forte e tem planos para os próximos passos com o Agro.BR.
“A expectativa é aprender, e no final desse período exportar muito. Participo das palestras, leio os materiais, e já imagino o meu café pelo mundo. é isso que eu quero, e é isso que estou me esforçando para que aconteça”.

O mundo ao alcance de todos
Paulo, Adélia Vívian e os demais produtores das Matas de Minas são exemplos de que a exportação pode ser uma alternativa viável para todos os produtores rurais. “Independentemente do tamanho da produção, eles não precisam temer o mercado internacional porque tem um excelente produto”, comentou.
Todos os cafeicultores que receberam o portfólio estão aptos a participar de rodadas de negócios organizadas e divulgadas pelo Agro.BR. Vale destacar que os documentos também estão disponíveis na Vitrine Virtual do projeto. Na reunião eles também receberam a missão de se prepararem para a Semana Internacional do Café (SIC). “Vamos colocá-los de frente com os compradores e temos ótimas perspectivas para o evento deste ano”, afirmou Paulo.

AgroBR é aposta de cafeicultores das Matas de Minas para iniciar exportações
Adélia Vívian, Paulo Március e os demais produtores das Matas de Minas são exemplos de que a exportação pode ser uma alternativa viável para todos os produtores rurais
Diário de Manhuaçu

Recent Posts

Procon de Governador Valadares fiscaliza comércios após denúncias sobre preços abusivos no arroz

Ação começou nessa segunda-feira (13), e o objetivo, além de verificar as denúncias é orientar…

13 horas ago

Governo Lula anuncia Pix de R$ 5.100 para famílias afetadas no RS

O governo Lula (PT) anunciou nesta quarta-feira (15) uma transferência de R$ 5.100 para famílias…

14 horas ago

Prêmio Educador Nota 10 está com inscrições abertas

Professores, orientadores, coordenadores e diretores de escolas públicas e privadas podem inscrever suas iniciativas até…

15 horas ago

Secretaria de Saúde realiza seleção para contratar 261 profissionais de nível superior

O processo seletivo simplificado tem validade de 12 meses e poderá ser prorrogado; vagas estão…

16 horas ago

Prorrogado o prazo para atualização cadastral de túmulos do Cemitério Municipal

O recadastramento, que é obrigatório e gratuito, começou no dia 26 de fevereiro e vai…

16 horas ago

This website uses cookies.