Cidade

Caso Marília Mendonça: esfera de sinalização é colocada em cabo da torre de energia onde avião da cantora bateu

A Cemig, que é a companhia de energia de Minas Gerais, instalou na última sexta-feira (1°), uma esfera de sinalização no cabo de uma torre de distribuição da empresa, em Piedade de Caratinga, onde o avião bimotor que transportava a cantora Marília Mendonça e outras quatro pessoas caiu, depois de bater em um dos cabos, em 2021.
A Cemig informou em nota que o Cenipa recomendou “em caráter excepcional, a sinalização da linha de distribuição” no trecho de prolongamento da pista do aeródromo de Caratinga, mas que “não há previsão para a sinalização da rede no local”.
No dia 5 de novembro, o avião, que havia saído de Goiânia, caiu a dois quilômetros da pista onde faria o pouso. Segundo relatos chamados de Notam (sigla em inglês para “Notice to Airmen”, ou “aviso aos pilotos”), da Aeronáutica, havia indicações aos pilotos que se dirigiam à região que havia riscos de operar nesse local.
Relatório sobre o acidente feito pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira, apontaram que os cabos de alta tensão estavam abaixo da linha de visão dos pilotos, já que, no momento do impacto, sua atenção estava direcionada para a pista de pouso. Também segundo o documento, os equipamentos de energia tinham baixo contraste com a vegetação do entorno, reduzindo a percepção a grandes distâncias.

Nota Cemig

A regularidade da sinalização das torres de distribuição da Cemig no trecho em questão foi atestada pelo relatório do Centro de Investigação e prevenção de acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que concluiu que a rede de distribuição naquele trecho (ora sinalizada) “não se enquadrava nos requisitos que a qualificassem como obstáculo ou objeto passível de ser sinalizado”. Ou seja, não há previsão para a sinalização da rede no local.
No entanto, o Comando da Aeronáutica (COMAER) recomendou a Cemig, em julho passado, a adoção de medidas para atendimento às recomendações feitas pelo CENIPA no Relatório Final n. A-121/CENIPA/2021. Nesse documento, é recomendado, em caráter excepcional, a sinalização da linha de distribuição de 69 kV no trecho do prolongamento da pista 02 de SNCT (Aeródromo do Município de Caratinga).

Fonte: G1

Diário de Manhuaçu

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