MANHUAÇU – No dia 25 de maio foi comemorado o Dia do Orgulho Nerd. A data é, na verdade, uma alusão ao “Dia da Toalha”, uma homenagem ao saudoso autor Douglas Adams, criador do “Guia do Mochileiro das Galáxias”, um dos livros de ficção científica mais importante da literatura mundial e considerado a bíblia do Nerdismo. Mesmo que ainda haja aquela ala implicante, que afirma não existir a data e a encara com um certo desprezo, muitos integrantes desta tribo urbana comemoraram os últimos sete dias como a Semana do Orgulho Nerd.
Quem é nerd, geek ou apenas alguém que se identifica com a ideia, neste dia, os fãs devem levar uma toalha consigo para demonstrar o seu carinho pela série. A comemoração foi realizada pela primeira vez em 2001, duas semanas após a morte de Adams em 11 de maio de 2001.
Quem lembra com carinho da data e faz questão de comemorar é o profissional de marketing, Ivan José Rafael Figueiredo, de 22 anos. Para ele, o nerd, em um passado não muito distante, já foi visto como um cara antissocial, que só gostava de ler livros, gibis, desenhos e se interessava por assuntos tecnológicos e fictícios. Mas hoje a coisa mudou.
“Para mim, o nerd mudou bastante. Aliás, tem aqueles que brincam, né! ‘olha, é melhor você cuidar bem do nerd na infância e adolescência porque corre um sério risco de ele ser seu patrão na vida adulta’. Acho que é mais ou menos por ai. A gente se interessa por assuntos não tão explorados, ou que a grande massa apenas vê, mas não pesquisa mais a respeito. Podemos dizer sobre os super-heróis. Muita gente sabe que eles “existem”, mas não fazem muita questão de conhecer a história dele”, comentou.
Toda criança que se prese gosta de desenhos. Às vezes, até se identifica mais com um homem aranha, capitão américa, hulk, ou mesmo aquelas da cultura japonesa, como Naruto, Yu-Yu-Hakusho, Berserk, Ninja Scroll e Dragon Ball. Mas o que diferencia mesmo um nerd para um apaixonado convencional é até que ponto você conhece sobre essa cultura.
Na verdade ser Nerd hoje é quase uma tendência. Se você cresceu nos anos 1980 e 1990 e tentou ser nerd nesta época, com certeza sofreu o que chamamos hoje de bullying. Ser classificado como um Nerd em outros tempos era sinônimo de ser um perdedor. Mas os tempos mudaram. Talvez grande parte por conta da Nostalgia. Na década de 2000, os anos 1980 e 1990 se tornaram referência cult e grande parte da cultura pop reverenciada pelos nerds de outrora passaram a ser ícones mundiais.
Mesmo que em Manhuaçu não tenha tanta opção para se reciclar quanto aos temas, naverdade não há nenhum incentivo a esse respeito, os representantes da cultura nerd da cidade “se viram” para descolar material. E a internet é fundamental nessas horas. “O principal meio é a internet mesmo. É através dela que agente fica sabendo sobre lançamento de séries, filmes e livros que gostamos. Sobre eventos, acho que Manhuaçu está muito distante ainda disto. Grandes centros como BH e outras cidades maiores ainda são as fontes quando o assunto é interação entre nerds. Sempre que eu posso eu participo”, disse Ivan.
Paulo Vitor Souza Santos é analista internacional e tem 22 anos. Ele não se considera tanto um nerd assim, mas é adepto à cultura e grande admirador de games, filmes, séries e livros deste gênero. “Acompanho séries como Gothan, que conta o início da história do Batman, e tantas outras como Arrow, Flash, Demolidor, que contam as histórias de personagens originados dos quadrinhos. Acho que o nerd atual se reinventou. Não é mais o cara que fica só no computador e antissocial. Hoje, temos facilidade em sair e se divertir, mesmo não tendo tanta opção assim”.
A TOALHA
E o que a toalha tem a ver? Bem, em sua viagem pelo espaço, este é o objeto mais útil que o mochileiro pode levar, como descrito pelo autor: “A toalha é um dos objetos mais úteis para ummochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; (…) Porém o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. (…) se um sujeito é capaz de rodar por toda a Galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito.”
Não entendeu? Leia a bíblia dos nerds que você vai entender!