
Tenente coronel Sérvio Túlio e capitão Washington recebem certificado das mãos de sargento Izaias e Cleber Marcílio.
Cerimônia ocorreu na sede da Corporação e contou com a presença de diversas autoridades de Manhuaçu e região
MANHUAÇU – Ocorreu na manhã desta quarta-feira (10), no 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros, em Manhuaçu, a solenidade em homenagem aos bombeiros e policiais militares que se destacaram na corporação em 2014, bem como aos colaboradores civis que contribuíram com as atividades da Corporação.
Entre os presentes estiveram autoridades militares, como o comandante o 11º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Sérvio Túlio Mariano Salazar, capitão Washington Goulart do Nascimento e o capitão do Corpo de Bombeiros Daniel Josias, o 2º tenente Diego Coutinho Neto e o 1º sargento Leonardo de Freitas, e civis, como o Prefeito Nailton Heringer e os vereadores Anízio Gonçalves, Eli de Abreu, Fernando Lacerda e Paulo Altino.
A cerimônia se iniciou com a execução do Hino Nacional e, em seguida, se deu as homenagens, chamando primeiramente os militares destaques, entre eles o tenente coronel Sérvio Túlio Salazar, que destacou o apoio mútuo entre Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. “É inegável os benefícios que a comunidade teve com a vinda do Corpo de Bombeiros para a cidade de Manhuaçu, isto é, a instalação do pelotão aqui. Entendemos esse reconhecimento como uma homenagem a Polícia Militar de Minas Gerais e, em especial, ao 11º Batalhão, que apóia e é apoiado pelo Corpo de Bombeiros de Manhuaçu”.
Entre os homenageados do Corpo de Bombeiros, esteve o capitão Washington, que ressaltou a honra em receber a homenagem. “É uma honra muito grande estar aqui hoje recebendo esta homenagem do 2º pelotão de Bombeiros e a gente fica feliz pelo trabalho que se iniciou no ano de 2006, exatamente no dia 7 de julho, onde juntamente com a comunidade, especificamente, o vereador na época, Rômulo Carmo, nós conseguimos esse espaço que acabou se transformando no pelotão de Manhuaçu. Nós sabemos que o Corpo de Bombeiros é uma celular importante para a cidade e toda a região pelo trabalho que vem prestando a comunidade. A gente sabe que nesse período muitas vidas foram salvas”.
O capitão ainda falou sobre o apoio da sociedade civil para o trabalho da Corporação. “O Corpo de Bombeiros depende muito do apoio da comunidade para que possa desempenhar um bom papel. A gente sabe que este apoio é extremamente importante porque somando forças, podemos prestar um serviço muito melhor ao cidadão”
Entre as autoridades civis homenageadas esteve o Prefeito Nailton Heringer, que agradeceu pela entrega do certificado de colaborador. “A vinda do pelotão foi muito boa para toda a região, tanto é que eles cobrem 35 Municípios e nós queremos cada vez mais trabalhar junto ao Governo para equipar e trazer contingente para que o pelotão tenha mais capacidade ainda de dar as respostas que a população precisa. Agradeço pela homenagem e garanto que estaremos junto ao Governo Estadual para trazer mais efetivo para que o pelotão se torne um dos melhores de Minas Gerais”, destacou.
Outros homenageados do Pelotão pelos trabalhos de auxílio as atividades prestadas foram os membros da Imprensa, o repórter Jailton Pereira, e representando o DIÁRIO, o fotógrafo Devanir Silva Júnior.
DESPEDIDA
Além das homenagens, a manhã foi de despedida. Os sargentos Sanches e Quiorato serão transferidos para Muriaé e ressaltaram a alegria pelo trabalho desenvolvido no 2º Pelotão. “Após dois anos de serviços prestados aqui em Manhuaçu, eu e o sargento Quiorato estamos nos despedindo do pelotão. Vamos ser transferidos para Muriaé, que é minha terra natal, mas o coração fica. Temos certeza que vai ficar amigos e a saudade vai apertar. A gente agradece a população de Manhuaçu, imprensa, empresários e demais parceiros por todo o apoio nesse período. Como eu disse, nós vamos, mas a saudade vai permanecer”, declarou sargento Sanchez.
HISTÓRIA DO PELOTÃO
O 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar foi criado no dia 7 de julho de 2006 como resultado de muitos esforços por parte da Corporação e da comunidade de Manhuaçu. Hoje, o pelotão é responsável por atuar em 35 Municípios da região e está diariamente, durante 24 horas, à disposição da população, se esforçando, mesmo diante das dificuldades, para bem atender as diversas ocorrências de prevenção e combate a incêndios, busca e salvamento, estabelecimento de normas relativas à segurança das pessoas e de seus bens contra incêndios ou quaisquer tipos de catástrofes.

Prefeito Nailton Heringer na entrega do certificado ao bombeiro militar, sargento Dias, um dos destaques do ano no Pelotão.

Vereador Fernando Lacerda ao receber das mãos de capitão Washington o certificado de destaque civil.

Outro membro da imprensa a receber o certificado pelo apoio aos bombeiros, o repórter Jailton Pereira.