
Emilce Estanislau, coordenadora da Vigilância Ambiental, falou sobre a importância em levar o animal para vacinar.
MANHUAÇU – Começa nesta segunda-feira (22), e vai até o dia 08 de agosto, em Manhuaçu, a campanha de vacinação antirrábica de 2015. Com o objetivo de vacinar 13.903 animais, sendo 11.597 cães e 2.306 gatos, a Vigilância Ambiental do município divulgou o planejamento das equipes, que aturam visitando casas na zona rural ou em postos fixos nas áreas urbanas dos distritos e também da cidade.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Ambiental, Emilce Estanislau, serão aproximadamente 100 pessoas trabalhando arduamente em pouco mais de 40 dias de campanha. Serão utilizada duas metodologias para se atingir a cobertura esperada, isto é, vacinar quase 14 mil animais.
“Equipes irão até as zonas rurais e vão realizar essa vacinação casa a casa. Optamos dessa forma porque é complicado na área rural aglomerar animais em um único ponto para poder vaciná-los. Bom, já nas áreas urbanas da sedes e dos distritos, serão postos fixos de vacinação. Serão vários pontos fixos, em cada final de semana, para que a população possa levar os animais para vaciná-los”, explicou.
Emilce destaca que é muito importante que o dono leve o seu animal para ser imunizado, pois as animais domésticos são os reservatórios do vírus da raiva mais próximo do ser humano e, uma vez contraída a doença, esta é letal para qualquer indivíduo.
“A intenção quando vacina um animal é proteger o ser humano, ou seja, fazer com que ele não contraia e não transmita esse vírus às pessoas. A raiva é uma doença 100% letal, quando ela atinge um animal ou o ser humano, ela leva esse indivíduo à morte. Logo, os animais são vacinados para evitar a disseminação do vírus e morte de animais e pessoas”, destaca.
A campanha ocorre anualmente e é desencadeada pelo Ministério da Saúde, que é quem fornece as vacinas. Em 2013, foram vacinados 11.584 animais, entre cães e gatos, em Manhuaçu. Já no ano passado, a campanha foi suspensa, pois as vacinas não foram disponibilizadas para o Estado de Minas Gerais. Na época, o fornecedor não conseguiu atender a demanda.
PROGRAMAÇÃO
A campanha em Manhuaçu começará pelos distritos de São Pedro do Avaí e Vila Nova, onde no sábado (27), serão montados os primeiros postos fixos de vacinação em suas áreas urbanas. Durante a semana, as áreas rurais de São Pedro do Avaí serão atendidas pelas equipes.
Em Manhuaçu, o “dia D” será em 4 de junho, em que será divulgado uma lista com 27 postos de vacinação, espalhados ao longo da cidade.
“As unidades básicas de saúde geralmente são postos de vacinação e mais outros pontos no mesmo bairro, pois apenas um é insuficiente para cobrir a demanda e facilitar a locomoção do animal até o posto de vacinação. Além do dia D, a cidade também recebe um diferencial, isto é, terão dois postos fixos de vacinação, para atender aquelas pessoas que porventura não consigam vacinar seus animais no dia marcado para a sede”, explicou Emilce.
Os dois postos fixos de vacinação, lotados em Manhuaçu dos dias 29 de junho até 10 de julho, será: a portaria no Estádio JK e a Praça da Rodoviária. O período de atendimento será de 13h às 17h,
POPULAÇÃO DE RUA
Emilce explica que essa população de animais de rua será vacinada aos poucos, isto é, à medida que forem capturadas pelo canil, onde as vacinas disponíveis.
“A carroceria do caminhão ainda está em reforma, mas deve demorar aproximadamente 10 dias para ficar pronta. A partir daí, começaremos a realizar o recolhimento dos animais. Este serão levados ao canil, vacinados, castrados e, estando saudáveis, caso não sejam adotados serão devolvidos às ruas”, destaca a coordenadora.