MANHUAÇU – Realizada há 25 anos, a campanha de natal dos Correios tem como principal objetivo responder às cartas das crianças que escrevem ao Papai Noel e, sempre que possível, atender aos pedidos de presentes daquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Este ano a campanha terá inicio a partir do dia 21 de novembro com a chegada do Papai Noel na Escola Municipal de Educação Infantil Monteiro Lobato, no Bairro Engenho da Serra. Na ocasião, também serão lançados os tradicionais selos de Natal.
Nos últimos três anos, em todo o País, foram recebidos 3,1 milhões de cartas destinadas ao Papai Noel dos Correios. Desse total, 1,9 milhões atendiam aos critérios da campanha e quase 74% foram adotadas, o que equivale a 1,4 milhão de cartas. Desde 2010, os Correios estabeleceram parcerias com escolas públicas, creches e abrigos que atendem crianças em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é trabalhar ações como desenvolver a habilidade da redação de carta, endereçar e usar corretamente o CEP.Thais Portes, protética, e sua mãe já adotam as cartinhas destinadas ao Papai Noel a mais de cinco anos.
“Acredito que essa campanha é uma forma simples de caridade, todo ano eu e minha mãe adotamos as cartinhas, nós vamos aos Correios lemos as cartinhas é emocionante, encontramos todo tipo de pedidos de brinquedos, cesta básica, material escolar, o que mais emociona é que são pedidos simples coisa de criança, pedidos inocentes e cheios de esperança, certa vez uma criança pediu uma roupa para ir a igreja porque a dela de ir estava rasgada, me lembro de outra que pedia comida, este ano estou aguardando o inicio da campanha e sem duvida estarei lá é um gesto simples mas que faz toda diferença na vida dessas crianças que tem seu pedido atendido.”
PADRINHOS
O sucesso da campanha só é possível com a ajuda dos mais de 120 mil empregados dos Correios e das pessoas, que podem participar atuando como padrinhos. Os padrinhos são aqueles que adotam as cartinhas, providenciando os presentes solicitados pelas crianças.
COMO FUNCIONA
A adoção de cartas da campanha é feita da mesma maneira em todo o Brasil: as cartas enviadas pelas crianças são lidas e selecionadas. Em seguida, são disponibilizadas para adoção na casa do Papai Noel ou em outras unidades da empresa. Os Correios não entregam cartas para adoção diretamente à população, em suas residências. As cartas do Papai Noel dos Correios ficam disponíveis apenas nos locais indicados pela empresa.
Os presentes relativos às cartas adotadas são entregues pelos padrinhos nos pontos divulgados pelos Correios para que posteriormente a entrega seja feita pela ECT. Não é permitida a entrega direta do presente e, para assegurar a observância desse critério, o endereço da criança não é informado ao padrinho.

Nos últimos três anos, em todo o País, foram recebidos 3,1 milhões de cartas destinadas ao Papai Noel dos Correios.