MANHUAÇU – Representantes dos municípios que compõem o Circuito Turístico Pico da Bandeira estão cada vez mais motivados, para realizar um trabalho conjunto, eficiente e dentro de uma filosofia capaz de transformar a região num lugar admirável com suas belezas naturais.
Com o intuito de fortalecer estas ações, prefeitos e secretários municipais de turismo de alguns dos 17 municípios que compõe o Circuito, se reuniram na última sexta-feira (14), em Manhuaçu, para a reunião de planejamento estratégico da Associação da Agência de Desenvolvimento e a definição para as ações entre 2015 a 2018.
Coordenado por Francisco Melo, gestor do Circuito Pico da Bandeira, os participantes discutiram e assinalaram como positivo a criação de um centro de informação para canalizar todas as informações da cadeia produtiva de turismo dos 17 municípios, com o objetivo de articular iniciativas para alcançar metas, e proporcionar a ordenação, estruturação de oferta turística, qualificação e equipamentos de serviço, promoção e comercialização dos produtos. Os gestores definiram que outdoors serão confeccionados com dizeres alusivos à riqueza regional do circuito, além de placas indicativas em cada município pertencente ao circuito. Também firmaram um convênio com a Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu (FACIG) para o desenvolvimentos de várias ações junto aos dezessete municípios.
De acordo com Francisco Melo, as medidas apontadas e aprovadas serão encaminhadas ao Ministério do Turismo, Secretaria de Estado do Turismo e entidades parceiras. As ações foram implementadas no dia 29 de outubro, em Alto Caparaó, na busca de acerto do que será melhor para o desenvolvimento sustentável na região. “O próximo passo será o trabalho de marketing, a ser desenvolvido pela FACIG e a Universidade do Estado de Minas Gerais(UEMG). Depois veremos as outras ações que deverão ser trabalhadas, para fortalecer o nome “Pico da Bandeira”, onde tem uma beleza natural criada por Deus”, destaca Francisco Melo.

Prefeitos e Secretarios de Manhuaçu e região participaram da discussão que define ações para o turismo em 2015.