TJMG informou que serão 600 consecutivos de obras, isto é, menos de dois anos para ser entregue
MANHUAÇU – Mais espaço, mais economia para o Estado e, com isso, mais eficiência no correr dos processos . As construções para o novo Fórum da Comarca se inciam em fevereiro deste ano, com previsão de 600 dias ininterruptos de obras. Isto é, em menos de dois anos, a justiça de Manhuaçu terá uma nova sede.
Doado pelo Município ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com a finalidade específica de abrigar a nova sede do judiciário local, o terreno, localizado na avenida Centenário, no bairro Bom Pastor, possui uma área de 4.196,56 m².
O custo das obras está estimado em R$ 15.468.540,93, segundo o preço da proposta vencedora da licitação 053/2014 do TJMG. O projeto do novo fórum já foi aprovado e recebeu o alvará de construção da Prefeitura Municipal. A nova sede contará com uma edificação de 6.307,39m² de construção, em seis pavimentos. Uma ampliação de seis vezes mais que o atual Fórum, que possui apenas 1.350 m². De acordo com o TJMG, o sexto pavimento será destinado às instalações técnicas. “No total, o prédio terá capacidade para nove varas judiciais, incluindo Juizado Especial e todos os espaços necessários à prestação jurisdicional da comarca. O novo Fórum ainda contará com um salão do júri para 115 pessoas, elevadores, ar-condicionado central, acessibilidade para portadores de deficiência, estacionamento para carros, motos e bicicletas, entre outros”, informou a assessoria de comunicação do Tribunal de Justiça.
Segundo o TJ, a opção pela construção se deve ao fato de não haver espaço para ampliação no atual Fórum, logo uma sede maior seria mais economia para o Estado. “Existem imóveis alugados para arquivo, área de apoio e Juizado Especial, criando transtornos para a administração e para os usuários”.
Após a construção do novo prédio, o antigo será devolvido ao patrimônio do Estado, que lhe dará a destinação mais adequada.