
Com a chuva, nível do rio Manhuaçu subiu assustadoramente, o que aumenta o risco da população ribeirinha.
Um comunicado está sendo feito a população ribeirinha e os munícipes em geral com relação ao período chuvoso
MANHUAÇU – Na manhã desta sexta feira (14) o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) enviou a Defesa Civil um alerta com relação às áreas de risco do município comunicando a alta possibilidade de inundação e deslizamentos, Vininha Nascif, coordenadora da defesa civil explicou como é feito o monitoramento e sobre a cheia do Rio Manhuaçu.
“A defesa civil foi comunicada pelo Cemaden, esse monitoramento acontece através de uma estação hidrológica que temos em Manhuaçu, ela é automática, o rio sobre, por exemplo, um metro em meia hora, ai a estação que faz o monitoramento manda os dados para o Cemaden, em são Paulo e eles em no Maximo meia hora nos da o alerta aqui. Hojé pela manhã após a chuva da madrugada muita gente ficou surpresa com o volume de água do rio, isso acontece porque nosso rio esta muito sofrido, muito assoreado, grande quantidade de terra tem sido jogada dentro do rio, muito lixo, e tem questão do desmatamento as margens, isso é o que ta causando esse alagamento súbito, chove uma hora e o rio transborda, porque o leito dele esta muito entulhado e não da vazão água.
No documento encaminhado a Defesa Civil é reforçado o alerta a previsão de continuidade de chuva, inclusive em forma de pancadas, nos próximos dias e com isso a possibilidade de inundação e deslizamentos.
TRECHOS DO DOCUMENTO
“Comunica-se o alerta de risco alto de inundação para o município de Manhuaçu, estado de Minas Gerais. O cenário de risco é caracterizado por ocupação urbana as margens do Rio Manhuaçu. Em virtude das chuvas já registradas nas ultimas 24 horas e da previsão de continuidade de chuva, inclusive em formas de pancada, nos próximos dias. Deste modo espera-se que o Rio Manhuaçu e seus afluentes, continuem em elevação podendo extravasar próximos a áreas habitadas. Deve ser dada atenção as habitações próximas a cursos d’agua, sobretudo as que estão situadas nas áreas de risco.”
Além da possibilidade de inundação foi destacado também o alto risco de movimentos de massa, ou seja, deslizamentos de terra. “As áreas de risco do município localizam-se em zonas de processo de ocupação onde foram observados pontos de contenção e movimentações do solo, principalmente nos cortes realizados nos fundos das moradias e na base das encostas, onde podem ocorrer escorregamentos e rolamentos/quedas de blocos. Estima-se que cerca de 14.630 pessoas e 2,315 moradias estejam expostas ao risco de movimentos de massa em Manhuaçu.”
Vininha comentou que esse alerta foi emitido de acordo com a previsão atual de chuvas para região, mas que a situação pode se agravar durante os meses de dezembro e janeiro onde de acordo com Rui Bran, professor do Instituto Climatempo a incidência de chuvas será maior.
“O que a Defesa Civil alerta, uma incidência maior de chuva em dezembro e em janeiro, estive presente em uma reunião e o professor Rui Bran, fez uma estimativa que em dezembro, chova aqui na região leste, zona da mata ate 40% acima da media e essa é a expectativa para janeiro também, fevereiro marco abril há a possibilidade de chover menos. Então estamos deixando a população ciente dessa previsão para que aquela pessoa que mora beira rio possa estar em alerta, estamos alertando também o pessoal que mora em outras áreas de risco como a beira de barrancos,por exemplo, esse período de chuvas fortes é favorável para deslizamento de terra e queda de barreiras, nas estradas rurais principalmente.”
RECOMENDAÇÕES
Vininha ainda deu algumas recomendações com relação a cuidados a serem tomados neste período chuvoso e o que o cidadão deve fazer para saber se sua casa está em uma situação de risco.
”A recomendação é ficar atento se estiver chovendo, durante a noite alguém ficar em alerta, tanto moradores quanto os comerciantes, para se caso o rio começar a encher, para ter tempo de retirar as coisas no caso de inundação, viu que começou chover forte o nível do rio encher, retire os moveis mais pesados, coloque em um terraço, casa de visinhos, porque a água sobre em questão de minutos, não da tempo de muita coisa. Outra coisa importante a ressaltar é que a água do rio transmite doenças então é importante evitar o contato, existem riscos sérios ao se ter contato com a água do rio, mas se não for possível evitar que a pessoa coloque uma bota, um calçado fechado, se colocar as mãos não água, lave assim que puder, não coloque na boca , se a água do rio contaminar os alimentos, não reaproveitar esses alimentos, a leptospirose mata, ou deixa graves seqüelas, e também podemos ter outras situações como, animais que podem estar na água, como cobras por exemplo, e as pessoas que se encontrem em situação de risco e queiram que a Defesa Civil faça uma vistoria para saber se sua casa ou comércio se encontra em situação de risco , é só entrar em contato com a defesa civil, bombeiros e policia militar, nos vamos fazer a vistoria , o acompanhamento da situação para definir o grau de risco.”

Enchentes: além da possibilidade de inundação foi destacado também o alto risco de movimentos de massa, ou seja, deslizamentos de terra.