Apesar das oportunidades tentadoras consumidor deve ter cautela nas compras
MANHUAÇU – Tradicional nos Estados Unidos, a Black Friday (sexta-feira negra) é uma data que está se tornando bastante popular no Brasil, as lojas principalmente virtuais oferecem produtos com bons descontos aos consumidores. Em Manhuaçu, nesta sexta feira (28), seguindo a linha do varejo online, algumas lojas da cidade vão apresentar seus produtos com grandes descontos. Mas o consumidor precisa ter cuidado, a comparação de preço e controle na hora das compras pode evitar transtornos futuros.
Os descontos são tentadores, em algumas lojas chegam a 80%, mas é importante que o consumidor não se deixe seduzir ele tem que estar seguro na hora de fazer a compra para não ser vítima de fraudes, como pagar o valor em um produto que esteja com um falso desconto. Gilselio Teofilo, técnico do PROCON explicou como funciona esse esquema de falsos descontos.
“Ano passado foi apurado que muitas lojas duas semanas antes de fazer essa promoção, elas alteraram o preço das mercadorias, colocaram os produtos em valores mais altos, ai quando veio essa data elas davam 50% de desconto para cliente só que quando ele analisava o preço real do produto não tinha existido um real desconto de o valor tinha sido alterado antes da promoção, essa situação foi verificada e confirmada através de comprovantes de valores dos produtos antes e depois da data, o consumidor tem que se atentar a isso para que não caia nesse tipo de golpe e não só com relação as lojas físicas, mas as virtuais também, estar atento a loja que compra para não correr o risco de comprar produto que não será entregue, enfim não deixar que a empolgação pelo desconto o faça ser vitima de golpes.”
Em entrevista com representante de uma loja de Manhuaçu, que ano passado foi acusada de “maquiar” o preço dos produtos, ele não quis responder nenhuma pergunta com relação ao assunto, foi citado na entrevista somente a expectativa com relação à data neste ano.
Segundo, Andre Farrath, presidente da ACIAM, a relação cliente e empresa é o que define o sucesso de ações como essa, a experiência que o lojista proporciona ao cliente é o que o diferencia, ano passado em Manhuaçu a Black Friday foi um modelo, tiveram muitas reclamações, problemas com logística mas a partir daí é que o consumidor faz a seleção.
“Se qualquer pessoa for a uma empresa e for bem atendido, ou tiver uma experiência ruim que diminua a credibilidade dela, essa pessoa vai naturalmente fazer uma seleção, ou vai virar cliente ou não volta mais nesta empresa nem a indica para alguém, isso é o mercado, vejo essa situação de Manhuaçu adotando ações como o Black Friday de uma forma progressista a empresa que estiver envolvida os consumidores que vão falar por ela, não vejo os problemas que aconteceram ano passado como estarmos preparados ou não, as coisas estão andando por si só, e hoje as informações correm de forma muito rápida, o comercio não tem como não acompanhar, é a reengenharia que está acontecendo, ou o comercio se adapta a isso ou fecha as portas, é o que vivemos hoje, não tem opção ou se prepara ou sai do ramo, estamos fadados ao crescimento, não tem volta. Cada empresa cada seguimento tem que se adaptar ao seu ramo de negocio, evidentemente que ano passado o Black Friday foi o modelo, deu reclamações, teve problema com logística, preço diferenciado, mas esse ano vai ser diferente porque o próprio sistema seleciona, não tem vaga para amador, o cliente está mais exigente quem não está preparado está fora do mercado.”
DIREITO DO CONSUMIDOR
Segundo Giselio Teofilo, o consumidor que se sentir prejudicado ele tem o direito de procurar os órgãos competentes e denunciar a empresa seja ela física ou virtual. “A pessoa que se sentir enganada, pode procurar o PROCON ou o Ministério Público, essas instituições estarão prontas a atender, o cliente tem que ter a documentação do produto e algum comprovante que prove a alteração ilegítima de preço, por exemplo, um folheto ou algo que prove o preço anterior, mas não só em questão do preço, qualquer outra situação que o consumidor se sentir enganado ele pode, deve procurar os órgãos competentes.”
ALGUMAS DICAS PARA O CONSUMIDOR APROVEITAR O BLACK FRIDAY
- As compras feitas pela internet poderão ser canceladas até 7 (sete) dias após o recebimento do produto. Não precisa nenhuma justificativa. O consumidor deve registrar a intenção em cancelar anotando o numero do protocolo pelo SAC da fornecedora e mandando uma correspondência registrada ao fornecedor;
- Se o produto apresentou defeito, o consumidor tem 30 dias para reclamar (caso o produto seja não durável) e 90 dias para reclamar caso o produto seja durável;
- Os consumidores que não conseguiram comprar por problemas do fornecedor, como por exemplo, falhas na página da internet, poderão exigir que o produto seja vendido nas mesmas condições fora da data do Black Friday;
- O consumidor que se sentir lesado por ter adquirido produtos via propaganda enganosa, além de cancelar a compra, poderá exigir uma indenização por danos morais no Juizado Especial Cível conforme o caso;
5. Se o consumidor caiu num golpe e não recebeu o produto, deverá registrar um boletim de ocorrência, efetuar reclamação com o boletim de ocorrência também no PROCON e depois buscar na Justiça seus direitos.

Alguns questionamentos começam a serem feitos por rede social sobre a credibilidade da data em Manhuaçu.