MANHUAÇU – Entre os dias 20 e 22 de maio o Sistema FAEMG-SENAR em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais, Comitê de Bacias Hidrográficas Rio Manhuaçu e 6º Pelotão de Policia Militar de Meio Ambiente e Trânsito realizaram curso de recuperação de nascentes assoreadas. O encontro teve como objetivo a recuperação dessas nascentes, bem como o aumento da quantidade e da qualidade de água que serve para o consumo humano.
O curso ministrado teve duas etapas, sendo a primeira parte teórica e também a parte prática. Diversos técnicos do SENAR-MG de diferentes partes do Estado participaram do treinamento com a finalidade de se tornarem multiplicadores do projeto.
O treinamento foi ministrado por Pedro Diesel, de Matelândia – Paraná. Ele se dedica integralmente à recuperação de nascentes assoreadas, e desenvolve este projeto em todo o Brasil e no Paraguai. A seriedade e a importância deste projeto já foi tema de programas de televisão, como: Globo Repórter, Globo Rural, Canal do Boi, Canal Rural, além de entrevistas em jornais renomados como Folha de São Paulo e outros.
Pedro Diesel desenvolveu um sistema próprio de recuperação de nascentes, que teve a orientação inicial da Embrapa e da SANEPAR (Companhia de Água e Saneamento do Paraná), mas ampliou o projeto utilizando novas técnicas.

Representantes do Sistema FAEMG-SENAR, do Sindicato dos Produtores Rurais, Comitê de Bacias Hidrográficas Rio Manhuaçu e do 6º Pelotão de Policia Militar de Meio Ambiente fizeram parte da ação.
A tecnologia utilizada na recuperação das nascentes assoreadas é simples, e pode ser implantada em qualquer nascente de água. Depois de recuperada a nascente através de um sistema que utiliza pedras, solo, cimento e canos, a manutenção exige a participação do produtor rural. A ele compete a limpeza periódica do local e o plantio de árvores no entorno da nascente e às margens do rio.
A mata florestal do 11º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais, em Manhuaçu, recebeu o benefício do projeto, e foi palco de uma aula prática com diversos técnicos, analistas ambientais e produtores rurais, os quais fizeram o trabalho de recuperação de uma nascente de água.
O curso de recuperação de nascentes de água é uma iniciativa brilhante e a parceria entre os órgãos envolvidos vem dar uma resposta positiva a todas as dificuldades enfrentadas com a diminuição dos recursos hídricos no país.