Durante toda semana novos militares receberam treinamentos que simulam situações de salvamento reais
MANHUAÇU – Durante toda essa semana o Corpo de Bombeiros Militar de Manhuaçu realizou diversos treinamentos com os bombeiros recém formados. São 18 novos militares que passaram pelo teste e segundo Sargento Cleber, chefe de uma das equipes, o principal objetivo é que eles desenvolvam as atividades em situações que simulam a realidade e que se habituem aos equipamentos daqui que são diferentes dos usados no curso de formação em Belo Horizonte.
Segundo Sargento Cleber, além dele os chefes de Serviço, sargentos Cruz, Dias e Quiorato, com o apoio do sargento Gilberto da administração, simularam em treinamento com os bombeiros militares recém formados, atividades em altura num prédio de nove pavimentos, onde os militares puderam demonstrar a destreza e técnicas que aprenderam durante o CFSD na cidade de Belo Horizonte durante o curso de formação nos 8 meses ali acadêmico.
Durante a semana também tiveram praticas de nós, ancorarem e amarrações, efetuando um rapel com técnicas de salvamento, para simularem uma situação de resgate de vítimas, evacuação de um prédio em caso de incêndio ou pânico.
Os militares também passaram por treinamentos de salvamento aquático, com mergulho equipado, simulação de resgate de vítima de afogamento, técnicas de abordagem e reboque de vítimas, montagem de estabelecimento em caso de combate a incêndio, onde também puderam demonstrar técnicas de APH Atendimento pré Hospitalar, com imobilizações entre outras atividades que terão ainda neste restante de semana.
Sargento Cleber ressaltou a importância desse treinamento. “Durante o curso tem muita teoria à forma de aprendizagem é muito rápida, são muitos alunos, nós aqui dividimos as equipes e simulamos com eles situações reais, porque agora eles vão salvar vidas de verdade não é na teoria, é de praxe fazermos esse treinamento com os alunos prepará-los para realidade, outro ponto é que eles se habituam aos equipamentos utilizados aqui na unidade, que são diferentes dos usados no treinamento.”
O militar ainda afirmou que se surpreendeu com o desempenho dos novos bombeiros. “Eles desenvolveram bem as atividades, nas atividades aquáticas puderam demonstrar boas técnicas, e no treinamento em altura também, eles não tiveram receio, fizeram o que era necessário, nos surpreenderam.”

Militares puderam demonstrar a destreza e técnicas que aprenderam durante o curso, eles tiveram praticas de nós, ancorarem e amarrações, efetuando um rapel com técnicas de salvamento, para simularem uma situação de resgate de vítimas, evacuação de um prédio em caso de incêndio ou pânico.

Rapel é um dos treinamentos de salvamento nas alturas o qual os novos bombeiros tiveram que realizar.