
Prefeito Nailton Heringer ao lado do secretário de Administração, João Batista Hott. Reajuste em Manhuaçu supera os de municípios da região
MANHUAÇU – No princípio de 2015, o Prefeito Nailton Heringer concedeu reajuste salarial de 6,5% aos servidores públicos municipais de Manhuaçu. Também foram beneficiados os professores, com reajuste de 13,01%. O aumento foi superior ao índice inflacionário (INPC/IBGE – Índice Nacional de Preços ao Consumidor, que mede a inflação acumulada no período de janeiro à dezembro de 2014) e também superior ao reajuste concedido em muitos municípios da nossa região.
A reportagem realizou um breve levantamento nesses municípios e constatou que muitos deles sequer reajustaram o salário dos servidores, incluindo professores, a exemplo de municípios como Caratinga, Raul Soares, Viçosa e Ipanema. Segundo informações obtidas, as negociações em Viçosa estariam girando em torno dos 5% de reajuste. Em Ipanema, a previsão é de 3,65%, isto é, ambos abaixo da inflação. Em Carangola, um segmento obteve reajuste de 6,23% e outro de 3,78%. De todos os municípios consultados, Muriaé foi o único que se igualou a Manhuaçu, também com reajuste de 6,5%. Nenhum município consultado superou o nível de 6,5%.
Esse cenário se deve ao estado de recessão econômica que afeta todo o país e, por consequência, os municípios. O reajuste acima dos índices inflacionários concedido pelo Governo de Manhuaçu é fruto de uma gestão de impacto, implantada com economia e seriedade e, acima de tudo, do compromisso do Prefeito Nailton Heringer de ter como prioridade as pessoas. Cabe dizer que esse aumento se enquadra no que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal do Governo Federal, que obriga municípios a não ultrapassarem o limite de 54% de sua receita com a folha de pagamento. Vale ainda lembrar que, nos anos de 2013 e 2014 também houve reajustes. Em ambos os anos, de 7%. Confira na tabela abaixo os índices de reajuste desde 2012 até 2015.
Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu