
Aplicativo é uma espécie de rascunho da declaração que o contribuinte pode ir preenchendo no decorrer do ano.
MANHUAÇU – Receita federal lança ferramenta para facilitar o preenchimento da declaração do Imposto de Renda, é uma espécie de rascunho da declaração que o contribuinte pode ir preenchendo no decorrer do ano as informações que irá declarar ao Fisco no ano seguinte, a ideia, segundo a Receita, é reunir esses dados e evitar que fiquem dispersos, ou seja, perdidos na hora em que o contribuinte for fazer sua declaração. O contador Elias Temer falou ao jornal sobre a nova ferramenta.
Como funciona a nova ferramenta?
Em linhas gerais, a Receita Federal do Brasil disponibilizou um aplicativo para que o contribuinte antecipe o preenchimento das informações de sua declaração de Imposto Renda Pessoa Física para o próximo ano. Para exemplificar vejamos duas situações: O contribuinte vendeu um veículo em 02/04/2014, ao invés dele esperar para lançar a venda em sua declaração apenas no período de entrega – março e abril do ano de 2.015 – ele poderia lançar agora no aplicativo de rascunho evitando perda de documentos e esquecimentos no ano que vem. Outro exemplo seria o caso de um contribuinte receber um valor esporádico (indenização, rescisão de contrato de trabalho e etc) em 15/10/2014, ele poderia igualmente lançar no rascunho. Importante destacar que este aplicativo tem um dispositivo que permitirá a importação dos dados lançados nele para o programa de Declaração do Imposto de Renda, facilitando o fechamento da mesma.
Qual benefício para o contribuinte?
São vários benefícios, dentre eles destacamos principalmente a oportunidade do contribuinte antecipar o preenchimento de sua declaração, evitando correria; lançar os fatos obrigatórios a serem informados na sua declaração de forma gradual (a cada momento que eles ocorram); e a possibilidade do contribuinte poder se programar sobre o valor a pagar ou a restituir e podem optar com mais calma qual tipo declaração optar (simplificada ou completa), quando possível.
O programa é online, existe algum risco para contribuinte?
O programa é um aplicativo que pode baixado no site da Receita Federal do Brasil em computadores, notebooks, smartphones, tablets e correlatos, e é on-line. Na nossa visão, porém, não existe risco sobre as informações preenchidas neste rascunho, pois como a própria palavra diz é um rascunho e nele o contribuinte poderá simular o que lhe for conveniente. O próprio site da Receita Federal do Brasil informa que as: As “informações salvas no rascunho não constituem uma declaração IRPF”, mas é de bom tom que o contribuinte não o utilize o aplicativo sem uma prévia análise da pertinência da informação lançada.
Qual procedimento ao contribuinte que deseja utilizar o programa ?
O contribuinte deve acessar o link:
http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATSDR/IRPFRascunho/index.asp#infomIRPF, fazer um cadastro, gerar uma palavra chave que será sua senha (se a perder, perderá o acesso e terá que fazer um novo, inclusive preencher novamente os dados que já havia preenchido) e lançar as informações que o contribuinte queira prestar.
O programa fica disponível até 28 de fevereiro de 2015 e, a partir de 1º de março, o contribuinte encontrará a opção de importar o rascunho para a versão final da declaração de imposto de renda. Podem ser ívregistrados dados sobre fatos ocorridos de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2014. Segundo o governo, os campos de preenchimento no rascunho são idênticos aos do formulário final da declaração. Por meio do mesmo aplicativo, será possível acompanhar processamento da declaração e fazer a declaração.