MANHUAÇU – Mais de dois meses após o início da limpeza do Rio Manhuaçu, ele já apresenta outro aspecto. Até o momento, trabalhadores do SAMAL já limparam o trecho entre a antiga Parmalat e logo após a ponte da rua Alencar Soares vargas, atrás do Manhuaçu Center Hotel. As margens da área já alcançada estão com o mato completamente aparado e sem entulho ou acúmulo de lixo nas margens.
É possível analisar uma grande diferença entre a área que já foi limpa e locais onde os trabalhadores ainda não chegaram, como no bairro Bom Pastor, por exemplo. No início dos trabalhos de limpeza, o DIÁRIO conversou com alguns trabalhadores, que relataram que por dia estavam recolhendo de um a dois caminhões de resíduos, dando aproximadamente entre dois a quatro mil quilos de lixo e entulho. Todo material recolhido é levado para a usnina de compostagem.
LIXO JOGADO
Em locais já limpos pelos trabalhadores do SAMAL foi possível ver lixo jogados pela população. Nada em grande quantidade, mas que se virar rotina, pode chegar a mesma situação que estava antes do início da limpeza do rio.

Onde a limpeza ainda não chegou: quantidade de garrafas pet, papeis, plásticos e outros resíduos assusta.

No trecho na Ponte da Aldeia, onde já foi limpo, não há grande acúmulo de lixo, mas é possível ver uma ou outra garrafa ou papel boiando, sinal de que já houve pessoas sujando o rio.