Superintendência Regional de Ensino e Instituto PAGUS querem ampliar Mostra Simonesiense de Trabalhos Científicos a todos os municípios da região

Durante reunião na manhã desta quinta-feira (23), realizada na sede da SRE Manhuaçu, um convênio foi assinado pelas autoridades presentes
MANHUAÇU –“Vamos apoiar iniciativas que visam melhorar a educação e despertar nos nossos jovens o senso crítico e reflexivo. Essa é a missão dada pelo nosso governador Fernando Pimentel e a secretária de Estado de Educação, Macaé Maria Evaristo dos Santos”. Foram com essas palavras que o diretor da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Manhuaçu, Clovis Dornelas, definiu a parceria firmada entre o departamento público e o Instituto PAGUS para a realização da V Mostra Simonesiense de Trabalhos Científicos (MOSIT) deste ano.
Durante reunião na manhã desta quinta-feira (23), realizada na sede da SRE Manhuaçu, um convênio foi assinado pelas autoridades presentes, que vai garantir não só recurso financeiro, mas também a ampliação do evento para outros municípios da região. Pelo menos este é o principal objetivo firmado entre os participantes. “Esse projeto é muito importante e se encaixa perfeitamente no novo modelo de gestão da educação desenvolvida pelo Governo do Estado. Devemos firmar parcerias para conseguirmos fortalecer a nossa educação”, comentou Clovis Dornelas.

Diretor da Superintendência Regional de Ensino de Manhuaçu, Clovis Dornelas, garantiu convênio através da Secretaria de Estado de Educação
Além de dar oportunidade de participação aos estudantes de Simonésia, a objetivo da parceria é expandir o conhecimento através de feiras de ciências nos outros 17 municípios de atuação da SRE Manhuaçu. “Queremos levar esta ideia para o máximo de escolas possível. Vamos endossar esta ideia criando um núcleo pedagógico que possa avaliar melhor os trabalhos, o que vai garantir também maior empenho dos participantes”, disse o diretor da SRE Manhuaçu.
O diretor do Instituto PAGUS e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Baeta Neves, comemorou a conclusão da parceria. “O projeto teve início em Simonésia, há aproximadamente quatro anos e agora estamos vendo condições reais de expandir o conhecimento técnico científico dos nossos alunos”, felicitou Baeta.
MOSIT
A Mostra Simonesiense de Trabalhos Científicos é um promovido pelo Instituto PAGUS e conta com diversos parceiros, como a Estação Ecológica da UFMG, Centro Educacional Elzair Caldeira (CEEC), Museu de Ciências Morfológicas, Policia Militar, Prefeitura Municipal de Simonésia, CNPQ Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNED Fundação Nacional Ezequiel Dias, CCAA Idiomas e Escolas das redes Estadual e Municipal.

O diretor do Instituto PAGUS e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Baeta Neves, comemorou a conclusão da parceria
A MOSIT tem como proposta apresentar ao público trabalhos científicos em banners e inventos, com resumos sobre temas diversos, como nutrição, genética, reprodução, sistemas de produção e agronegócio e outros. Para o analista de Educação da SRE Manhuaçu, Jesse Antônio de Souza, afirma que a Mostra é extremamente importante e tem dado grandes resultados.
“Estamos conseguindo mudar a consciência do aluno, dando a ele uma certa identidade. Uma das questões que discutimos muito é com relação às nossas próprias falhas, enquanto adultos, de não dar oportunidades aos mais jovens. Dai cria nesses adolescentes a falsa impressão de indiferença. Mas quando são chamados à responsabilidade, se mostram engajados, capazes e com vontade de aprender cada vez mais. Não podemos sonegar aos jovens um meio deles discutirem questões socioambientais. O MOSIT tem justamente essa característica”, explicou Jesse.