Time de Lajinha havia vencido o Taparuba e faria final da competição com Ibatiba. Porém, Conselho Disciplinar da APEF excluiu vencedor por irregularidade na inscrição de jogador
MANHUAÇU –O União Futebol Clube, time de Lajinha, está eliminado da edição 2015 da Copa do Café. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (29) pelo Conselho Disciplinar da Associação dos Professores de Educação Física de Manhuaçu e Região (APEF), entidade que coordena o torneio.
O União F.C havia vencido o time de Taparuba, depois de dois jogos válidos pelas semifinais da competição. Isso garantiu a equipe de Lajinha contra o Ibatiba (ES), que havia eliminado Simonésia também em dois jogos.
Ocorre que Taparuba ingressou com recurso no Conselho Disciplinar, alegando que o União havia inscrito jogador supostamente profissional. Trata-se do atacante Luiz André Fernandes de Paula, vulgo Carioca.
Em seus fundamentos, o time derrotado argumentou que o atleta estava inscrito no Campeonato Tocantinense Chevrolet 2014, da 1ª Divisão do Estado do Tocantins, considerado profissional, o que é vedado pela lei do torneio.
De acordo com o artigo 31 do regulamento do Campeonato do Café, “o atleta profissional poderá disputar a Copa do Café, desde que não tenha atuado ou sido relacionado em partidas oficiais profissionais, no período de 1 de janeiro de 2014 a 1 de março de 2015”.
VOTO
A presidente do Julgamento, Patrícia Ribeiro Alves, em sua decisão, considerou que o atleta Luiz André Fernandes de Paula, vulgo Carioca, teria de fato participado da partida entre Taparuba e União, no dia 24 de maio, de forma irregular.
“O jogador em questão, como nos documentos em anexo, está inscrito na Confederação Brasileira de Futebol, sob o nº 174325, tendo atuado como jogador profissional, no ano de 2014, no time do Araguaína-TO, sendo que o regulamento interno é claro em proibir este tipo de prática”.
Para o Conselho Disciplinar da APEF, em defesa o União F.C não conseguiu provar o contrário.
EXPLICAÇÕES
A presidente da APEF e coordenadora geral da Copa do Café 2015, Liliane Lopes Araújo, explica que todo o processo tramitou dando prazo legal aos dois times envolvidos em questão. Sobre os boatos de que o time de Taparuba também estaria irregular, ela informou que “cabe ao clube que se sentiu lesado ingressar com ação no Conselho Disciplinar. Nesta edição da Copa do Café, julgamos apenas dois casos”.
Ainda segundo Liliane, “tenho a declaração de todos os representantes dos clubes dando a mim a condição de coordenadora geral da competição. Porém, quero deixar claro que quem organiza são os próprios representantes dos times”, finalizou.
PRÓXIMO JOGO
Sendo assim, Taparuba fará a final da Copa do Café 2015 contra o Ibatiba (ES). O primeiro jogo da decisão será realizado já neste domingo (31), a partir das 15 horas, em Taparuba.
REVOLTA
O presidente do União Futebol Clube, Giovanni Sanglard, ficou revoltado com a exclusão do clube na Copa do Café. “A Liga tem credibilidade, e acreditávamos que não cometeria a injustiça de excluir da competição um clube da envergadura do União Futebol Clube, que sempre se pautou pela seriedade e legalidade em suas condutas, escorando-se em prova alguma (provas imprestáveis) e em afronta a lei vigente, mas não foi o que vimos, lamentavelmente”.
Ainda de acordo com Sanglard, o clube deve ingressar com ação na Justiça para reaver o caso. O representante do Taparuba não foi encontrado pela reportagem para falar sobre o assunto.