DOCUMENTÁRIO PARTE III LCD
O ano de 2024 é o terceiro e último da atual gestão da Liga Caratinguense de Desportos (LCD). Mesmo tendo enfrentado diversas dificuldades ao final de 2023, e infelizmente obstáculos administrativos, junto a Superintendência Municipal de Esporte e o comando da pasta, a Liga Caratinguense de Desportos começou o ano anunciando já no primeiro mês, mais uma edição do Campeonato Regional categorias sub 11 e 13. No mesmo mês, a entidade também lançou a arte e o convite para a 46ª edição do Campeonato Regional adulto. O certame mais tradicional, do Leste e Zona da mata mineira.
Fevereiro
O mês mais curto do ano foi dedicado as inscrições para a segunda edição da Copa Menino Maluquinho. O número recorde de participação surpreendeu a todos na LCD.
Março
O mês três foi marcado pelo sorteio da Copa que trouxe centenas de atletas para nossa cidade. No mesmo mês, a bola rolou no futsal e subiu no voleibol. Foram muitas emoções. 28,29,30 de março foram de muitos jogos.
Abril
A bola começou a rolar para a garotada em mais um Campeonato Regional categorias sub 11 e 13. Cumprindo um compromisso assumido no primeiro ano de gestão, a LCD colocou a meninada pra jogar bola. Aconteceu ainda no mês, o primeiro Arbitral do Campeonato Regional adulto.
Maio
O mês de maio foi de confirmação dos clubes no Regional. Além disso, foi anunciada abertura de inscrições para 8ª edição da Copa da Amizade de futsal.
Junho
O mês que marca o meio do ano, foi de jogos intensos e de muita qualidade nos Regional da garotada. Além da preparação dos adultos para o certame. O mês ainda teve o primeiro exame de faixa dos meninos do Projeto Cidadão do Bem, uma parceria inédita entre LCD, Associação Korion de Desportos e Polícia Militar MG.
Julho
O mês sete foi de decisões na base. Hora de conhecer os campeões. Participando pela primeira vez da competição, a Escola do Flamengo de Caratinga, comandada pelo professor João Condé, depois de bater o Ipanemense, faturou os dois títulos. Enquanto o Regional da garotada chegava ao fim, a bola rolou para a primeira rodada dos marmanjos. Começou o certame adulto. A cidade ficou colorida com a presença de dezenas de equipes de diversas regiões de Minas e Espírito Santo, para o começo da Copa da Amizade. A competição movimentou a cidade e o comércio local. O Bola na Rede de Vila Velha ES, conquistou mais uma vez o título de campeão geral.
Agosto
Oitavo mês do ano, foi intenso e de ótimos jogos no Campeonato Regional adulto. Nível técnico altíssimo em grandes jogos mesmo na fase de grupos. O número reduzido de 06 equipes não prejudicou a qualidade do certame.
Agosto também marcou o aniversário de um ano do projeto Cidadão do Bem. Um momento de enorme alegria para todos, principalmente para às famílias dos alunos.
Setembro
O mês começou com jogos decisivos no Regional. Equipes em busca de vagas na semifinal. Emoção até a última rodada da fase de grupos.
A primeira partida da grande decisão entre Esplanada x Santa Bárbara, também ocorreu em Setembro. No estádio da Grota lotado, o Tubarão saiu na frente, batendo o Verdão por 2 a 1. Gols de Eraldo e Mateus Escala, enquanto Gil descontou para o alviverde. A decisão ficou para o domingo depois da eleição, no estádio Francisco Ferreira Maia em Santa Barbara.
Outubro
O décimo mês do ano foi reservado para a grande decisão do Campeonato Regional mais antigo, tradicional e charmoso do Leste e Zona da mata mineira. O calendário foi alterado por se tratar de ano eleitoral. E foi um jogaço. Os gols só saíram no segundo tempo. Enquanto o anfitriões tentavam escapar nos contra ataques prá levar perigo ao gol de João Pedro. O técnico Beto Corrêa mexeu no time para buscar o gol e deu certo. Aos 27 minutos, depois de uma bola cruzada na área do goleiro Gustavo, a defesa não cortou, o camisa 08 Guil, desviou para às redes e fez vibrar a torcida Onda Verde no Franciscão. O gol incendiou ainda mais o Verdão. Do outro lado, o Tubarão sentiu que não estava jogando bem. Sentiu ainda mais depois de perder lesionado o artilheiro Eraldo que num lance na área, fraturou o cotovelo e não pode continuar em campo. Sem sua referência no ataque, parece que os donos da casa de abalaram emocionalmente. 05 minutos depois, o camisa 17 Bruno que havia entrado no segundo tempo, fez grande jogada, acertou um lindo chute de fora da área, a bola ainda resvalou na defesa e encobriu o goleiro Gustavo para marcar o segundo gol esplanadense. Esse placar, era exatamente o que o alviverde precisava para conquistar o título. O Santa Bárbara foi valente, lutou em busca do gol para voltar para o jogo. Porém o Esplanada soube se defender e segurar o placar de 2 a 0. Final, Esplanada campeão da LCD pela terceira vez em sua história (1982, 2002, 2024 )
Estamos chegando ao final de nossa gestão à frente da Liga Caratinguense de Desportos. Três anos de muito trabalho. Uma jornada que começou com muitos sonhos, mais pessoas e companheiros ao lado, do que os que estão terminando. Entre erros e acertos, a consciência tranquila de quem tentou fazer o melhor, com os recursos disponíveis. Os obstáculos naturais foram muitos: A falta de estrutura da própria LCD, da maioria dos clubes, o apoio reduzido. Entretanto, não contávamos com a perseguição de quem deveria apoiar. A Superintendência Municipal de Esporte Cultura e Lazer, que foi parceira no primeiro momento, por uma vaidade pessoal do ex superintendente Raianer Alves, não só deixou de ser parceira, como passou a perseguir sistematicamente a Liga Caratinguense de Desportos, não medindo esforços para prejudicar toda e qualquer promoção da LCD. Ainda assim, a entidade conseguiu colocar em prática a grande maioria das idéias propostas no começo da gestão. Faltou realizar o objetivo da regularização junto a FMF e Receita Federal. Se a gestão 2022/2025 foi boa ou ruim, deixemos a conclusão para cada um. Mas, os números comprovam que trabalho não faltou:
2022
06 Competições promovidas
31 Equipes em atividade
1070 Atletas inscritos nas competições
176 Jogos disputados.
2023
06 competições (Março a outubro) 08 meses
241 jogos
2.178 inscritos
60 equipes
3 cursos – 69 participantes.
Projeto Cidadão do Bem Taekwondo – Associação Korion, LCD e PM, 30 alunos inscritos.
2024
05 competições (Março a Outubro) 07meses
48 equipes
247 jogos
2.161 inscritos
Projeto Cidadão do Bem Taekwondo – Associação Korion, LCD e PM.
Total
17 competições
139 Equipes
664 jogos
5.410 inscrições
A Liga Caratinguense de Desportos foi fundada em 1962. Os homens por mais importante que sejam passam, seus legados permanecem. Essa gestão que se encerra, também deu sua pequena parcela de contribuição para essa história. Boa sorte e sucesso a próxima.
Rogério Silva