Dayvid no Esporte
2025 começou! Com o novo ano, inicia-se também uma nova gestão municipal. Na pasta do Esporte, Cultura e Lazer, depois de muitas especulações, o nome escolhido foi de Dayvid Tionas, mais conhecido como ‘Dayvid da Academia’. Entre todos os nomes que fizeram parte do grupo vitorioso, indiscutivelmente, quem tem mais intimidade com a pasta. Além da formação acadêmica como profissional de educação física e nutrição, também foi atleta de fisiculturismo e atualmente empresário de sucesso no ramo de academia. Portanto, ninguém pode dizer que o novo superintendente não tem conhecimento do assunto. Entretanto, inteligente que é, além de conhecedor do meio político, Dayvid sabe do tamanho do desafio que terá pela frente. Afinal, se tem uma das áreas que mais sofreram críticas no governo anterior, foi exatamente a pasta do Esporte, Cultura e Lazer. Muitas dessas críticas aliás, feitas pelo próprio Dayvid, agora no cargo. Sendo assim, imagino que saberá como enfrentar cada um dos muitos problemas.
Pasta do Esporte
Este ano, completo 29 anos como profissional de imprensa esportiva. Ao longo de todo esse tempo, me orgulho em dizer que todos que passaram pela pasta do Esporte em nossa cidade, independente do governo, puderam contar com minha pequena colaboração de alguma forma: Thaís Provete, Joãozinho, Munirzinho, Clayton Rocha, João Pereira. Com todos, fiz questão de ter uma relação respeitosa, harmoniosa, colaborativa, pautada por enorme profissionalismo de ambos. Infelizmente, não posso dizer o mesmo do último a ocupar o cargo, o jovem Rainer Alves. Por coincidência, o único de todos citados, que não apresentava nenhuma intimidade com o esporte. Tomado por uma vaidade pessoal, passou a perseguir sistematicamente quem ousasse fazer qualquer crítica ao seu desempenho. Aliás, só pra constar, assim que foi confirmado como superintendente, fui um dos primeiros desportistas a procurá-lo e me colocar à disposição para colaborar. Mas, infelizmente, a vaidade falou mais alto.
Fato preocupante
Imagino que todo mundo que deseja ver uma melhora no esporte municipal, esteja torcendo muito para um bom desempenho do novo superintendente e sua equipe. Eleição é passado, quem venceu tem obrigação de governar para todos. Quem perdeu tem obrigação de não tentar atrapalhar. Pelo menos assim penso que deve ser. Porém, é importante observarmos o que foi prometido em campanha, com o que será realizado a partir de agora. Entre todos os candidatos, inclusive o prefeito eleito Dr. Geovanni, uma das principais promessas era a desvinculação do Esporte a Secretaria de Educação. Afinal, numa cidade como Caratinga, ter uma Secretaria de Esporte é uma obrigação. Mas, sabemos que no primeiro mês de governo, não é possível, por causa dos trâmites para criação da pasta. Já estou sabendo que será criada. Por outro lado, compartilho da preocupação de um grande número de desportistas da cidade, em relação a permanência de membro da equipe do governo anterior no departamento de esporte. Uma preocupação que faz todo sentido. Além disso, quem é do meio esportivo, refuta o argumento que “fulano ficou porque é muito competente e só ele sabe fazer o serviço” quem diz isso, não conversou com pessoas que realmente movimentam o esporte na cidade.
Rogério Silva
@rogeriosilva89fm