Minas

Começa a segunda etapa do Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais

 Competição segue para a avaliação sensorial das amostras classificadas

 

 

 

BELO HORIZONTE – A 18ª edição do Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais encerrou sua primeira etapa com a inscrição de 1.557 amostras. Agora, começa a segunda etapa, com a análise sensorial dos grãos. Os cafeicultores classificados serão comunicados diretamente pela Emater-MG e devem entregar as novas amostras nos escritórios da empresa.

Do total de amostras inscritas, 1.254 são da categoria Natural e 303 da Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado. A região produtora com maior número de inscrições foi a Mata de Minas, com 704 amostras. Em seguida, a região Sul de Minas, com 624, Cerrado Mineiro, com 153, e Chapada de Minas, com 76 amostras.

Os cafés serão avaliados por uma comissão julgadora, formada por especialistas em cafés especiais. A produção dos cafés participantes também passará por uma avaliação socioambiental.

 

“As amostras aprovadas na classificação serão submetidas à análise sensorial, de acordo com a metodologia da Associação de Cafés Especiais (SCA). Serão observados atributos como fragrância, aroma, sabor, acidez, corpo, uniformidade, ausência de defeitos, doçura, finalização, equilíbrio e avaliação global. Elas receberão notas de 0 a 10”, explica o coordenador técnico estadual de Cafeicultura da Emater-MG, Bernardino Cangussú.

Para a disputa foram aceitas apenas amostras de grãos da espécie arábica, colhidas em 2021, tipo 2, de acordo com a tabela oficial brasileira de classificação de café, peneira 16 e acima, com vazamento máximo de 5%, e umidade entre 10% e 12%.

A solenidade de encerramento da premiação será em dezembro. Nela, serão conhecidos os três primeiros colocados de cada região produtora em cada categoria e o grande campeão estadual (a maior nota do concurso). Também será destacada a cafeicultora que obtiver a melhor pontuação entre os finalistas. Em 2020, os cafés vencedores do concurso foram adquiridos por uma rede de supermercados de Belo Horizonte por valores bem acima da média de mercado.

O Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais é promovido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe).

 

Assessoria de Comunicação – Emater-MG

Diário de Manhuaçu

Recent Posts

Minas adota prevenção a incêndios florestais como prioridade e se antecipa ao período seco

Estado utiliza queimas prescritas em parques estaduais ainda no primeiro semestre, quando vegetação está mais…

9 horas ago

Manhuaçu registra saldo de 51 empregos formais em março

MANHUAÇU - O Brasil fechou o mês de março com saldo positivo de 244.315 empregos…

9 horas ago

Polícia Militar realiza formatura de alunos do PROERD

SIMONÉSIA - O Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD é desenvolvido no 11º…

10 horas ago

FÉ IMPRESSSIONANTE

A característica humana que Jesus admirava mais era a fé. Acho isso algo digno de…

10 horas ago

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br Tarifa de ônibus reduzida em Ubá O Ministério Público de Minas Gerais, por meio…

10 horas ago

PC prende suspeito de assalto em joalheria em Divino

DA REDAÇÃO - Na manhã desta terça-feira (30/4), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG)…

1 dia ago

This website uses cookies.