Nacional

Comissão aprova projeto da Lei Marília Mendonça, com regras para sinalização de torres de transmissão de energia

Comissão aprova projeto da Lei Marília Mendonça, com regras para sinalização de torres de transmissão de energia
Texto torna obrigatória a sinalização das torres nas proximidades de pistas de pouso e decolagem do País

DA REDAÇÃO – A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados aprovou projeto que torna obrigatória a sinalização das torres que sustentam linhas de transmissão de energia elétrica nas proximidades de pistas de pouso e decolagem do País.

Pelo texto, todas as torres, incluindo as sob concessão ou permissão de distribuição de energia elétrica, serão sinalizadas com cores que permitam ao piloto de aeronave identificá-las apropriadamente como sinal de advertência.
A proposta estabelece ainda que as linhas (cabos ou fios de transmissão) deverão utilizar esferas com cores de advertência de forma a permitir a sinalização para o tráfego aéreo, conforme regulamento a ser definido pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), do Comando da Aeronáutica.
De maneira complementar, concessionárias e permissionárias de transmissão e distribuição de energia elétrica poderão instalar nas linhas de transmissão placas e esferas com cores de advertência, a fim de ampliar a sinalização para o tráfego aéreo.
Foi aprovado um substitutivo ao Projeto de Lei 4009/21, já aprovado pelo Senado. Relator da matéria, o deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) optou por um novo texto para, segundo ele, “garantir maior clareza” e estabelecer que os planos de voos das aeronaves devem conter as informações necessárias à segurança do voo, conforme regulamentação do Decea.

Homenagem
Se for aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo presidente da República, o texto será chamado de Lei Marília Mendonça, em homenagem à cantora, que morreu no dia 5 de novembro de 2021. O avião em que ela viajava colidiu com redes de transmissão de energia elétrica em Caratinga.
Até o momento, as investigações já concluíram que as torres da Companhia de Energia de Minas Gerais não tinham obrigatoriedade de ser sinalizadas, pois estavam fora da área de proteção do aeroporto, que tem um raio de três quilômetros.

Tramitação
A proposta será ainda analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Se for aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo presidente da República, o texto será chamado de Lei Marília Mendonça, em homenagem à cantora, que morreu no dia 5 de novembro de 2021. O avião em que ela viajava colidiu com redes de transmissão de energia elétrica em Caratinga (Fotos: Arquivo DIÁRIO e divulgação) more
Diário de Manhuaçu

Recent Posts

Cooperativas potencializam desenvolvimento

COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br Cooperativas…

2 dias ago

Associações dizem que estoque de arroz para o Brasil está garantido

Rio Grande do Sul é responsável por 70% da produção do grão no país DA…

3 dias ago

Política estadual leva qualidade genética ao rebanho de pequenos produtores do estado

Por meio do Pró-genética, animais de alto padrão são disponibilizados aos criadores em eventos pecuários…

3 dias ago

IF Sudeste MG suspende o calendário do Processo Seletivo 2024.2

Novo cronograma será divulgado após o retorno dos calendários acadêmicos da instituição, paralisados em função…

3 dias ago

Casa de Cultura e Academia de Letras prestam homenagem especial às mães

MANHUAÇU - Na noite da última terça-feira (7), a Casa de Cultura e a Academia…

3 dias ago

Conselho Municipal de Trânsito discute detalhes da Campanha Maio Amarelo 2024

MANHUAÇU - Com o objetivo de conscientizar sobre a importância da segurança no trânsito, evitar…

3 dias ago

This website uses cookies.