Cidade

Corpo de Ziraldo é velado no Museu de Arte Moderna do Rio

O corpo do desenhista e escritor Ziraldo é velado no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro na manhã deste domingo (7). Ele morreu aos 91 anos em casa, dormindo, de causas naturais. O velório é aberto ao público. Familiares e fãs fizeram questão de prestar as últimas homenagens ao artista.
O sepultamento está marcado para 16h30 no Cemitério São João Batista, na Zona Sul da cidade.
Ao lado do caixão, um boneco do Menino Maluquinho, personagem mais conhecido criado pelo artista, e outro de Jeremias, o Bom.
A cineasta Daniela Thomas, filha de Ziraldo, conta que um de seus maiores orgulhos é o trabalho do pai ter atravessado gerações.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, definiu Ziraldo como “um mineiro que mudou o Rio” e disse que ele terá todas as homenagens possíveis.
“Ziraldo é um mineiro que marcou a história do Rio de Janeiro e construiu um legado, de educador, de homem da cultura e de pessoa interessante que era. Uma vida bem vivida”, afirmou o prefeito.

Fabrizia Pinto, filha de Ziraldo, destacou a importância do desenhista na luta contra a ditadura militar.
“Ele é uma das pessoas que salvou o Brasil da ditadura. Ele ficou no Brasil para lutar com a pena. Com papel, com ideias pequenas e pérolas. Uma pessoa como essa não vai embora”, disse a filha.
Quem também lembrou a luta contra a ditadura foi o ator Antônio Pitanga.
“Aquele menino que pintou o Brasil, que fez gerações rirem, esse era o Ziraldo. No AI-5, a gente, em pleno Natal, o Exército chegou lá, a polícia, o soldado, o tenente, para prender o Ziraldo. Quando ele chegou na porta e viu a família, ele olhou para o Ziraldo, em pleno 68, e disse ‘Termine de cear com a sua família, que nós esperamos você lá embaixo, para levar para o Forte para o Copacabana. Isso é o Ziraldo. E está partindo com brilho, com luz, com bondade”, destacou o ator.

Débora Ovídio, fã de Ziraldo, chegou cedo para homenagear o escritor que mudou a forma como ela enxergava a realidade. Ela vestia uma camiseta que retrata Ziraldo como seu personagem mais famoso, o Menino Maluquinho.
“Eu conheci Ziraldo quando a minha avó morreu, que foi também em um dia 7 de abril, há 18 anos. E eu fui presenteada com o livro Menina Nina, que conta a história do falecimento da primeira esposa do Ziraldo, e ele escreveu esse livro para a neta”, explicou.
Santinha Alves Teixeira, Irmã de Ziraldo, contou que a grandiosidade do artista era tida como natural pela família. Ela contou que o desenhista era uma pessoa amorosa e que prezava pela união da família.

O sobrinho de Ziraldo, Frederico Pinto, lembrou que o tio abriu portas para o mundo, e também para a própria família, que se inspirou nos caminhos dele.
“Ele deixa um conforto pra família, porque abriu portas para o mundo inteiro. Fez todos nós nos sentirmos especiais. Depois dele muitos viraram artistas na família. Ele incentivava e nos deixava confortáveis para fazermos nossas escolhas”, contou.
O jornalista Daniel Alves Pinto, sobrinho do artista, lembrou do bom humor do tio.
“Ele gostava de criar e gostava de ter esse contato com as pessoas, de reconhecer”, destacou.

Diário de Manhuaçu

Recent Posts

CONSTRANGIMENTO E DOR NA HORA DA DESPEDIDA

Agente funerário é preso suspeito de retirar órgãos de idoso. Caso aconteceu neste domingo (19)…

10 horas ago

Adolescente de 16 anos mata pais e irmã a tiros dentro de casa na Zona Oeste de SP

Ele ligou para a PM e confessou ter matado a família com a pistola que…

11 horas ago

Mulher presa por stalkear médico chegou a ligar 500 vezes e a enviar 1,3 mil mensagens em um dia

Kawara Welch também fez ligações insistentes para a mulher do profissional e para o filho…

12 horas ago

Expoleste 2024 promete surpreender

COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br Expoleste…

15 horas ago

Presidente do Irã, Ebrahim Raisi, morre após queda de helicóptero

O governo declarou cinco dias de luto no país; nova eleição presidencial deve ser realizada…

16 horas ago

‘iPhone’ de argila: influenciador suspeito de vender celulares falsos vira réu por extorsão

Denúncia foi aceita na última sexta-feira (17). Daniel Augusto continuará preso, segundo decisão da Justiça.…

17 horas ago

This website uses cookies.