A obra faz uma análise abrangente das posturas e modelos político-criminais
BELO HORIZONTE – O desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais Henrique Abi-Ackel Torres, conselheiro da Escola Superior da Magistratura Desembargadora Jane Silva, da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), lançou, na última segunda-feira (21), o livro “Manual de Política Criminal”. O evento ocorreu na sede da Amagis, em Belo Horizonte, e contou com presença do presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, além de magistrados e magistradas, profissionais do Direito, parentes e amigos do autor.
“Para nós, do Tribunal de Justiça, é uma grande honra ter mais um de nossos membros lançando uma obra de grande importância, que trata do tema Política Criminal. O desembargador Abi-Ackel é um estudioso do direito penal e o Tribunal só tem a ganhar com a presença de juristas assim, que engrandecem a instituição”, disse o presidente.
O desembargador Henrique Abi-Ackel afirmou que a obra trata de um tema que a sociedade deve discutir de forma mais aprofundada. “Esta é a primeira tentativa de se sistematizar a matéria Política Criminal e tentar incentivar que seja cada vez mais estudada nas faculdades, podendo, inclusive, ser cobrada em concursos públicos”, observou o desembargador.
Editada pela D’Placido, a obra inclui exame das posturas que moldam os modelos político-criminais contemporâneos; análise da crise dos modelos tradicionais e das novas tendências emergentes na política criminal; e os desafios e perspectivas para a reconstrução de uma política criminal mais justa e eficaz.
O “Manual de Política Criminal” oferece uma análise abrangente das posturas e modelos político-criminais, desde suas origens até a crise dos paradigmas tradicionais. A obra trata da evolução desses modelos, no contexto do Estado Democrático de Direito, enfrentando questões como o Direito Penal simbólico, a influência da mídia e o populismo punitivo, a ideia de sociedade do controle e a globalização.
Com embasamento teórico robusto e linguagem acessível, o livro propõe soluções para a construção de uma Política Criminal racional e esperançosa, apontando caminhos possíveis para superar os desafios contemporâneos e restaurar a confiança no sistema.
Diretoria Executiva de Comunicação TJMG