MANHUAÇU – É neste sábado (23) o Dia D de multivacinação em Manhuaçu. Os pais ou responsáveis têm a oportunidade de atualizarem e completarem o cartão de vacinação das crianças e adolescentes de até 15 anos. Para isso, é preciso que os pais ou o responsável esteja presente e leve o cartão de vacinação, documento de identificação com foto ou certidão de nascimento.
Inicialmente, não serão ofertados imunizantes contra a varicela por falta de estoque na rede pública. O município já comunicou à Secretaria de Estado da Saúde (SES) sobre a falta, mas, até o momento, não recebeu previsão de reabastecimento.
“É importante destacar que todas as vacinas ofertadas no SUS-Manhuaçu são disponibilizadas pelo Ministério da Saúde e repassadas a Manhuaçu pelo governo estadual. O município é responsável pela aplicação das doses recebidas no público”, avisa a Prefeitura.
VACINAÇÃO EM MINAS
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), promove, neste sábado (23), Dia D de Vacinação, em todo o estado. Por meio das 28 Unidades Regionais de Saúde (URS) do estado, todos os 853 municípios mineiros foram mobilizados para a intensificação de ações de imunização nas unidades básicas de saúde e vacinação extramuros.
A iniciativa é parte da Campanha Estadual de Multivacinação, que visa atualizar o cartão vacinal das crianças e adolescentes mineiros de até 15 anos de idade, em conformidade com o Calendário Nacional de Vacinação, a fim de aumentar as coberturas vacinais para reduzir o risco de introdução ou disseminação de doenças imunopreveníveis no estado.
Para a realização da campanha, a SES-MG distribuiu mais de 1,9 milhão de doses de imunizantes. Entre as vacinas disponibilizadas estão a tríplice viral, hepatite B, papilomavírus humano (HPV), hepatite A, rotavírus humano, meningocócica ACWY, meningocócica C, pneumocócica, pentavalente, febre amarela, poliomielite e covid.
Programa Mineiro de Imunizações
A fim de implementar e monitorar as ações de imunização e suas estratégias no estado, a Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde em Minas Gerais (CIB-SUS-MG), aprovou, em setembro de 2024, o Programa Mineiro de Imunizações (PMI).
Alinhado ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), o PMI é uma iniciativa inédita e delimita de forma clara as atribuições do Estado e dos municípios, o financiamento e as prioridades para a vacinação no território.
Investimentos
Para aumentar as coberturas vacinais no estado, a SES-MG atua em duas frentes. A primeira estratégia é o incentivo ao aumento das coberturas vacinais e à vacinação extramuros. Desde 2023, foram investidos R$ 165 milhões para que os municípios avancem nas coberturas vacinais e realizem a vacinação em escolas e creches.
A segunda estratégia são os vacimóveis, veículos equipados para funcionar como unidades itinerantes de vacinação. Com investimentos de mais de R$ 100 milhões do Governo de Minas, 77 municípios receberam recursos para adquirir esses veículos, e os demais municípios serão atendidos por meio de 51 Consórcios Intermunicipais de Saúde. Até o momento, 123 vacimóveis já foram entregues.
Coberturas vacinais em Minas Gerais
Segundo a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), Minas Gerais vem registrando importantes avanços nas coberturas vacinais.
A cobertura da meningocócica C, que estava em 97,05% em 2023, aumentou, de janeiro a setembro de 2024, para 104,15%, ultrapassando a meta de 95% preconizada pelo Ministério da Saúde (MS).
Já no caso da tríplice viral, o índice, que era de 90,11% para a primeira dose (D1) e 74,31% para a segunda dose (D2) em 2023, aumentou para 106,19% (D1) e 81,69% (D2), em 2024 (janeiro a setembro).
Com informações Agência Minas e SECOM – Prefeitura de Manhuaçu