Cidade

Diário de Manhuaçu entrevista o candidato a prefeito Erasmo Pacheco

Diário de Manhuaçu entrevista o candidato a prefeito Erasmo Pacheco

MANHUAÇU – O Diário de Manhuaçu está publicando durante estes dias entrevistas com os candidatos a prefeitura de Manhuaçu. O objetivo é apresentar aos mais de 58 mil eleitores do município, as propostas dos candidatos, nas áreas que mais impactam a vida dos moradores.

 

Para que tenha isonomia entre os concorrentes, o Diário de Manhuaçu estabeleceu regras para as entrevistas, para que todos tenham a oportunidade de expor suas propostas, por exemplo, as perguntas que são iguais para todos. Os candidatos também responderão perguntas relacionadas a propostas que estão em seu plano de governo, disponibilizado na plataforma Divulgacand da Justiça Eleitoral. As regras foram enviadas a todos os candidatos, juntamente com o convite para a entrevista.

 

As entrevistas serão publicadas em ordem alfabética, conforme o nome dos candidatos disponíveis na plataforma Divulgacand. Nesta edição você confere a segunda entrevista, que é com o candidato pelo Partido Verde (PV), Erasmo Pacheco.

 

Quais os planos do candidato em relação à saúde básica?

 

No quesito saúde é necessário aprimorar o conselho municipal, e que seja levado a sério para que a gente cumpra e possa atender essas demandas que temos hoje de saúde e também dos profissionais da saúde. Não tem nexo nenhum, você ter espaço bem bonito, bem apresentável, mas não ter a funcionalidade das ações em favor da população. O conselho municipal para aproximar a gestão administrativa para quem executa a saúde no município, que são os servidores. Outra questão é fortalecer o relacionamento com o Hospital Cesar Leite. Vamos potencializar mais recursos, novas parcerias. Hoje precisa gestão para entender o que temos, atuar para resolver essas demandas e fortalecer as parcerias que já temos com o hospital e a iniciativa privada para zerar ou pelo menos dar um salto importante nas demandas de cirurgias, ressonâncias. Para isso teremos uma pessoa técnica para atuar com toda a liberdade e transparência.

 

Qual a sua proposta para diminuir a fila com relação às consultas e exames fora do domicílio?

 

Se eleito for, vou implantar o programa Corujão, uma ideia existente em São Paulo. O projeto consiste em abrir unidades de atendimento no período da noite para a realização de exames. No meu ponto de vista, esta iniciativa diminuirá a fila das UPAs. Outro projeto que destaco o investimento em tele triagem e telemedicina. Eu afirmo que em meu governo, se eleito, a internet será tratada como necessidade essencial, tal como luz e água. “A gente tem que priorizar a velocidade do sistema de saúde. A doença não espera”.

 

O que o candidato pensa sobre o município ter um Hospital Municipal ou Regional? Há recursos para isso?

 

Sobre o hospital municipal, precisamos estuda muito bem esta possibilidade, pois em nossa região não temos boas referências. É preciso de muitos estudos para coloca esta ideia em pratica.

 

Qual a proposta do candidato para melhorar a qualidade do ensino básico municipal e elevar o Ideb do município?

 

Primeiro temos um Conselho Municipal é preciso ele ter voz e vez ao corpo docente. Manhuaçu tem sido referência com o Ideb, alcançamos nota exemplar a nível regional e isso tem que ser mantido. Nosso plano de governo traz essa característica de manter e aperfeiçoar ainda mais para continuar alcançando bons números, mas sobretudo temos que ouvir os docentes, ter a conexão para entender os anseios. Digo sempre, político bom é o que ouve, entende para depois atender. Então o primeiro passo que vamos fazer enquanto gestor na questão de Educação é ouvir os docentes.

 

Quais os planos do candidato para aumentar as vagas de creche no município?

 

Um direito das crianças e uma segurança para as mães. Nosso compromisso é zerar a fila de espera por vaga em creche em Manhuaçu. A falta de creches é um absurdo, enquanto a mãe não consegue matricular a criança também não consegue procurar um emprego. Para mudar esse cenário, e garanto que em meu governo iremos construir outras creches iremos em busca de recursos na esfera estadual e também federal, para garantimos mais vagas, além de ampliar oferta de vagas em parceria com instituições religiosas, com acompanhamento de profissionais capacitados.

 

O que o candidato pretende fazer para aumentar a oferta de emprego em Manhuaçu?

 

Primeiro passo é evidenciar o que temos de bom aqui no município. Manhuaçu tem que entrar na rota do desenvolvimento, do Estado e também a nível nacional. Temos hoje uma capacidade territorial enorme para expansão, temos a cidade avançando no quesito empreendimento, mas bem mais que isso é atração. Agora, a gente precisa atuar para que fortaleça os empreendedores que aqui já estão, facilite o empreendedor, principalmente o pequeno. Nosso compromisso é de poder fortalecer quem aqui já está e praticar políticas públicas para facilitar o empreendedor, principalmente o iniciante, e que novas empresas possam vir para Manhuaçu. Logisticamente Manhuaçu é uma cidade que salta aos olhos dos empreendedores. A gente vai descobrir, sendo eleito prefeito, deixando evidente o que a cidade tem. Acho que precisa de gestão, na questão de políticas públicas, talvez de isenção ou incentivo fiscal para que a gente traga mais empresas sanando essa questão. Antes da pandemia a gente já tinha pais de família ficando sem emprego e hoje isso se potencializou por conta da pandemia. Vamos praticar muita gestão pública e política administrativa para que ouça empreendedores e de condições de fortalecê-los, e também a atração de novas empresas para Manhuaçu.

 

Quais as propostas do candidato para água e esgoto de Manhuaçu?

 

De acordo com as propostas do novo marco legal do saneamento básico, iremos priorizar as obras de ampliação das redes de abastecimento de água potável e coleta com tratamento de esgoto. Como iremos fazer isto disputando os recursos financeiros disponibilizados pelo governo federal com projetos que reduzam, os problemas que constantemente temos com a falta de água, e consequentemente, vamos garantir a melhora na qualidade de vida da população em geral.

 

Sobre o SAAE, pretende privatizá-lo? Por quê?

 

Nós não pretendemos privatizar a oferta destes serviços. O SAAE se auto sustenta, temos uma autarquia municipal sustentável. As experiências de privatização de serviços básicos tendem a prejudicar o fornecimento dos serviços. Porque isto implica e empurra os custos tarifários para o bolso dos trabalhadores, nós devemos protegê-los, pois o objetivo do setor privado, e sua própria natureza, é o de gerar lucro, e não de prestar um serviço essencial, como é o caso do saneamento básico.

 

Quais os planos do candidato sobre o Aterro Sanitário?

 

O que temos em Manhuaçu é um aterro controlado, nós não temos um aterro sanitário. O espaço registra uma quantidade de lixo que nos preocupa. É preciso pensar imediatamente em trabalhar o projeto do novo aterro, com um novo espaço e ouvindo as autoridades ambientais. Nós precisamos criar um novo aterro sanitário, além de atender a legislação e promover a coleta seletiva, também pode auxiliar na geração de empregos.

 

Quais os planos do candidato para diversificar agricultura no município?

 

(Não respondido pelo candidato).

 

Quais os planos do candidato para valorizar e incentivar a agricultura familiar?

 

Apoiar a agricultura familiar, os pequenos produtores e as cooperativas para manter o produtor no campo com sua família. Dar continuidade ao Programa de Incentivo à Atividade Rural custeando metade do valor de hora máquina. Fortalecer os programas de incentivo ao produtor e ampliar o apoio às associações de agricultores.

 

Quais as propostas do candidato para o comércio?

 

Junto a Secretaria de Desenvolvimento Econômico iremos impulsionar as empresas da cidade para que elas se preparem para participar das licitações municipais. Isso, é claro, exige que as empresas estejam com toda documentação em dia. Por isso iremos auxiliar esse processo todo. Faremos as cotações de preços no comércio local para que nossos comerciantes possam conhecem as demandas do município e se preparar para atendê-las. Se eleito for teremos importantes estratégias para economia local e iremos trabalhar para fazer o dinheiro circular em nossa cidade.

 

Como será a resposta do candidato a pandemia do novo Coronavírus, já que a vacina poderá demorar?

 

Pouca coisa é fácil na pandemia pela qual estamos passando. Esta situação, é até impossível encontrar uma resposta correta. Mas a primeira coisa que eu faria era criar pontos de higienização e fornecer materiais de proteção para moradores de rua. O meu primeiro instinto e assim como maioria das pessoas é que a vida é a coisa mais importante e, portanto, não há razão para considerar outra coisa senão tentar salvar a todos a qualquer custo. Para isso, como foi feito seria colocar em risco os profissionais de saúde, sem dar muito espaço para dúvidas, embora a população esteja agradecendo muito o serviço prestado por eles. E, afirmando que “a economia se recupera, os mortos não”, em vários lugares o sistema econômico foi amplamente paralisado, com altos níveis de aprovação. No entanto, quando se fala em economia, nem todo mundo pensa apenas nos prejuízos.

 

Quais as propostas do candidato para o Turismo, a Cultura e o Esporte?

 

Queremos Manhuaçu, com valorização dos talentos locais, mas acima de tudo uma gestão que promova e estimule a diversidade, a pluralidade e o reconhecimento das mais diversas formas de produção artística e cultural. Valorização da Orquestra Municipal, Coral e Companhia de Dança. Desenvolver ações de defesa do patrimônio histórico, a valorização da cultura popular e das expressões artísticas da periferia e dos bairros, historicamente esquecidos.

Manhuaçu é conhecido no esporte graças ao inesquecível Ipiranga FC, que tanto orgulho nos deu. Mas o Poder Público Municipal deixou muito a desejar no incentivo ao esporte. Vamos resgatar, nós acreditamos no Esporte e cultura como ferramentas de inclusão social e combate à criminalidade. Incentivar essas práticas é obrigação de todo governante que pensa no bem-estar de sua população.

 

Qual a proposta do candidato para melhorar o trânsito de Manhuaçu?

 

Vamos implementar o Plano de Mobilidade Municipal, debatendo com a população a sua execução e desenvolvimento técnico. A mobilidade deve ser pensada para todos: pedestres, usuários de transportes por aplicativo, táxis, transporte coletivo, ciclistas, motoristas e motociclistas. Não basta querer que as pessoas deixem, principalmente, os carros em casa quando os outros modais não atendem de forma satisfatória suas demandas. 

 

Quais os planos do candidato para melhorar o acesso e o transporte público?

 

É preciso construir em parceria com os trabalhadores dos transportes por aplicativo, táxis e transporte coletivo, serviços atrativos à população, tanto no preço como na qualidade. A redução de veículos circulando e a fluidez do trânsito são possíveis com uma qualidade superior dos transportes coletivos e de passageiros em nossa cidade.

 

Quais as propostas do candidato para recompor a fauna do município?

 

Nossa cidade possui uma área protegida por lei. Um dos princípios do nosso programa é construir uma Manhuaçu ambientalmente comprometida, inclusive, independente das iniciativas do governo federal, nós atuaremos para garantir uma legislação municipal em defesa do meio ambiente. Organizar parcerias estratégicas e muito técnica com municípios da região, em busca de inovação.

 

Sobre o manancial do Manhuaçuzinho, quais as propostas para preservá-lo e recuperá-lo?

 

(Não respondido pelo candidato).

 

Em seu plano de governo, está previsto a canalização do Rio Manhuaçu e construção de uma via expressa em cima dele. O senhor não acha que será pior quando vier o tempo da cheia? Como o senhor pretende fazer isso, já que em vários pontos do Rio há um estreitamento do leito? É uma obra grande, de onde sairá os recursos?

 

(Não respondido pelo candidato).

 

Também em seu plano de governo há a previsão de construção de ponte, ou seria viaduto, entre o bairro Lajinha e a BR 262, em frente ao Supermercado Pais e Filhos, o que é outra obra grande. De onde sairá os recursos? E o por que desta obra?

Não respondido pelo candidato.

 

Outro ponto em seu plano de governo é a construção de um contorno na BR 262 e na MG 111. O senhor não acha que extrapola as prerrogativas do município, já que se trata de um trecho de responsabilidade federal e outro estadual? Como o senhor pretende fazer com que a população acredite, já que são obras prometidas há anos?

(Não respondido pelo candidato).

 

E suas considerações finais?

Acredito que preciso ser o prefeito de Manhuaçu, justamente pelo modelo de gestão que pretendemos aplicar. Na nossa gestão, acredito que teremos condições, caso eleito prefeito, de construir o nosso governo, com indicações principalmente para secretarias de forma isenta, sem amarração partidária. Hoje sou candidato de forma solo com o PV e se for pela vontade de Deus, sendo eleito prefeito, nós teremos condições de indicar pessoas que tenham conhecimento nas áreas que vão atuar. Não tem lógica e nexo nenhum você indicar pessoa por amarração partidária para ter o apoio do partido na eleição que não tenha conhecimento da área. Sempre digo para as pessoas o seguinte: tem jeito, a esperança somos nós. Gostaria de deixar destacado aos Manhuaçuenses: não abra mão do seu município, participe do futuro de sua cidade, porque quando tem uma participação do cidadão teremos entrega melhor do serviço público do nosso município. Em todo lugar tem pessoas do bem, tem pessoa do mal, em escola, empresa, na política não é diferente. A gente tem que ter como certo de que lado a gente está. E temos que estar sempre do lado da pessoa de bem.

Diário de Manhuaçu

Recent Posts

Censo 2022: população quilombola tem perfil jovem e maioria masculina

Estatísticas específicas sobre sexo e idade foram divulgadas pelo IBGE DA REDAÇÃO - As populações…

14 horas ago

ESP-MG abre inscrições para Especialização em Saúde pública, com foco na saúde prisional

DA REDAÇÃO - Nesta quinta-feira-feira, dia 02 de maio de 2024, a Escola de Saúde…

14 horas ago

Expedição no Leste de Minas visita produtores de Conilon

DA REDAÇÃO - Produtores rurais dos municípios de Ipanema, Pocrane e Taparuba receberam a visita…

14 horas ago

Rumo à proteção digital: o avanço das ameaças cibernéticas

*Ana Albuquerque Recentemente, o mundo testemunhou um avassalador ataque hacker que, praticamente, levou o sistema…

15 horas ago

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br Amans prepara o fim de mandato O ano de 2024 deverá ser de trabalho…

15 horas ago

Cachaça mineira terá centro de referência

COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br Cachaça…

16 horas ago

This website uses cookies.