Eleito prefeito de Caratinga, Giovanni Corrêa recebeu pauta de reivindicações do Sindicato dos Produtores Rurais
CARATINGA- Na noite de quinta-feira (31/10), o prefeito eleito de Caratinga, Giovanni Corrêa, que assume em 1º de janeiro de 2025, assinou o termo de compromisso do projeto “Prefeito Amigo do Agro”, em evento promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Caratinga.
O presidente do sindicato, Roberto Gomes de Aquino, ressaltou a importância desse pacto com o poder público para o desenvolvimento do município e do sindicato. “Nossa expectativa é que essa parceria contribua para políticas públicas que realmente beneficiem o produtor rural e fortaleçam o agronegócio local,” afirmou Roberto, destacando o impacto positivo que o compromisso traz para a comunidade.
O assessor especial da diretoria do Sistema Faemg Senar, Antônio Álvares (Toninho de Pompéu) e apoiador do projeto, frisou a relevância da iniciativa para consolidar o setor agrícola. “O ‘Prefeito Amigo do Agro’ é uma proposta para unir o governo e os produtores rurais, assegurando um suporte contínuo às necessidades do agro, em áreas como infraestrutura, assistência técnica e incentivo à sustentabilidade,” disse Toninho que representou o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo.
O encerramento da cerimônia incluiu uma homenagem ao produtor rural Marcelo Henrique Gonçalves de Freitas, em reconhecimento à sua contribuição para o agro local. Além disso, foi realizada a prestação de contas referente ao ano de 2023, demonstrando a transparência e o compromisso do sindicato com seus associados.
Confira as propostas recebidas por Dr. Giovanni:
Governo Municipal
– Estabelecer ou manter uma Secretaria Municipal de Agricultura, com garantia de orçamento e equipe técnica qualificada para apoiar os produtores rurais.
– Criar um Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e de Turismo Rural com participação do Sindicato dos Produtores Rurais.
– Priorizar pequenos e médios produtores na formulação de políticas públicas.
Serviços Públicos essenciais
– Prover ações em parceria para acesso à saúde, educação, segurança, transporte, lazer, entre outros, para as comunidades rurais.
– Prover ações em parceria para promover infra estrutura básica de eletricidade, saneamento, água e conectividade para as comunidades rurais.
– Ampliar e melhorar as creches nos distritos do nosso município e criar creches em locais específicos para atender os nossos produtores.
Meio Ambiente e Sustentabilidade
– Apoiar a regularização ambiental das propriedades rurais.
-Facilitar o acesso à outorga de uso de recursos hídricos, sem burocracias ou excessos.
– Incentivar programas de preservação de nascentes e construção de reservatórios de água para uso em períodos de estiagem.
Comercialização
– Promover a criação e manutenção de mercados públicos e feiras municipais para facliítar a venda direta dos produtores rurais aos consumidores.
– Normatizar políticas de compras públicas, Exemplo (PAA) que priorizem a aquisição de produtos locais para instituições municipais, como escolas, creches, hospitais, orfanatos, asilos e penitenciárias.
Logística
-o Investir na manutenção e melhoria das estradas rurais e pontes, para garantir o escoamento das safras e o acesso a bens e serviços, bem como o acesso dos produtores aos mercados e serviços.
Agroindustrialização e produção artesanal
– Implementar e fortalecer os serviços de inspeção municipal para garantir a qualidade e segurança dos produtos de origem animal e vegetal produzidos no município, sem burocracias e excessos.
– Agilizar o processo do selo SIM (Serviço de Inspeção Municipal).
– Instituir programas de incentivo ao desenvolvimento e formalização da produção artesanal para pequenos produtores e agricultores familiares.
– Fomentar o desenvolvimento de pequenas agroindústrias e a produção de produtos agropecuários minimamente processados.
Educação Rural
– Oferecer programas de educação e capacitação para produtores rurais, com ênfase em boas práticas agrícolas, gestão de propriedades e adoção de novas tecnologias.
– Implantar programas de educação empreendedora em todas as escolas municipais e promover a familiarização dos estudantes com a digitalização desde a infância.
Segurança Pública
-Aprimorar a segurança pública nas áreas rurais, através de patrulhamento e ações preventivas para proteger os produtores e suas propriedades.
– Promover a integração das forças de segurança e investir em inteligência policial e tecnologia para reforçar a segurança no meio rural.
Energia elétrica e comunicação
-Acesso e qualidade: Assegurar o acesso à energia elétrica e serviços de comunicação de qualidade nas áreas rurais, facilitando a vida dos produtores e a implementação de tecnologias agrícolas.
ITR
– Estabelecer valor de terra nua por hectare de terra sem excesso, com participação do Sindicato dos Produtores Rurais.
Serviços à agricultura
– Oferecer assistência técnica contínua aos produtores para auxiliar na implementação de práticas agrícolas e pecuárias que sejam rentáveis e sustentáveis e que promovam o aumento da produtividade.
– Identificar e promover as potencialidades económicas, tanto urbanas quanto rurais, e buscar especialistas para estudos e planejamento.
-Disponibilizar engenheiros agrónomos, veterinários e técnicos agrícolas aos produtores através da Secretaria Municipal de Agricultura.
– Implementar serviços de patrulha agrícola, fornecendo máquinas e operadores para a manutenção de estradas rurais e realização de pequenos serviços essenciais dentro das propriedades. Estruturar esse serviço gradualmente conforme o crescimento do município.
-Não onerar a cadeia produtiva do agro (importações e exportações).
– Fortalecer e apoiar os trabalhos realizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Caratinga e o Sistema FAEMG/SENAR na aplicação dos cursos, seminários e Ateg a produtores da região.
Política agrícola
– Implementar programas municipais de subvenção ao seguro rural, inspirados nos modelos de Mogi das Cruzes, Lorena e Itatiba, para proteger os agricultores contra perdas decorrentes de eventos climáticos adversos.
Diversificação da produção
– Desenvolver estratégias para fomentar o turismo rural, valorizando a cultura local, estimulando o crescimento socioeconómico e promovendo a criação, consolidação e divulgação de produtos e destinos turísticos no município.