Minas

Epamig oferece sementes qualificadas de café para entrega imediata

Epamig oferece sementes qualificadas de café para entrega imediata
Conservação em câmara fria mantém as características das sementes por um tempo maior

DA REDAÇÃO – A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), por meio dos Campos Experimentais de Três Pontas e de Patrocínio, está comercializando sementes qualificadas de café para a entrega imediata. O material, armazenado em câmara fria, contribui para a obtenção de mudas e plantas mais sadias e produtivas.
A conservação em câmara fria, de acordo com as recomendações de temperatura e de umidade, mantém as características das sementes por um tempo maior. Já em condições normais de armazenagem, a capacidade de germinação cai, significativamente, entre três e seis meses após a colheita. O material disponibilizado atende aos parâmetros de exigência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da legislação vigente, que são germinação mínima de 70%, ausência de insetos vivos e 98% de pureza.
A engenheira agrônoma e assessora técnica da Epamig Vanessa Figueiredo aponta que o investimento na formação da lavoura de café é um dos pontos determinantes para a definição do potencial produtivo. “Deve ser dada atenção especial ao plantio de mudas vigorosas, formadas a partir de sementes de alta qualidade física, fisiológica, genética e sanitária. Outro ponto fundamental é a escolha da cultivar, com elevado potencial genético e adaptada às condições de cultivo”, afirma.

Sementes qualificadas
O processo de produção e comercialização de sementes no Brasil segue uma legislação específica, que tem como objetivo garantir a identidade e a qualidade do material de multiplicação. As cultivares que podem ser comercializadas estão cadastradas no Registro Nacional de Cultivares (RNC) e qualquer agente envolvido neste processo (pessoa física ou jurídica) deve estar inscrito no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem).
“A produção de sementes de alta qualidade exige uma atenção rigorosa. E a aquisição desses materiais permite ao agricultor usufruir de toda a potencialidade produtiva da cultivar plantada”, assegura Vanessa Figueiredo. A profissional também enumera fatores que afetam a qualidade das sementes: “origem, adubação, condições climáticas na fase de maturação e de colheita, tipo de colheita, secagem, condições de armazenamento, tratamento químico das sementes, sanidade do campo, dentre outros”.

Aquisição
As consultas sobre cultivares disponíveis, valores e condições de entrega devem ser feitas diretamente nas unidades fornecedoras: Campo Experimental de Três Pontas (Sul de Minas) – cetp@epamig.br ou (35) 99975-6996 (WhatsApp) e Campo Experimental de Patrocínio (Alto Paranaíba) – cepc@epamig.br ou (34) 3831-1777, ou na Assessoria de Negócios Agropecuários da Epamig pelo telefone (31) 3489-5060. A retirada será entre os meses de janeiro a março.

O processo de produção e comercialização de sementes no Brasil segue uma legislação específica (Foto: Epamig/divulgação)

Diário de Manhuaçu

Recent Posts

Norte debate fábrica de celulose

COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br Norte…

17 horas ago

Identificado casal que morreu em acidente em Inhapim

Luana Aparecida Machado Rabelo e Iran Garcia Ferreira são as vítimas do acidente fatal na…

17 horas ago

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br   Vale do Lítio destaque na bolsa O projeto Vale do Lítio completou um…

23 horas ago

Importância dos professores

Os professores são responsáveis por inspirar e motivar os estudantes a explorarem seu potencial máximo,…

23 horas ago

Incentivo à piscicultura ornamental em Carangola

CARANGOLA - De olho em um mercado em plena expansão, produtores rurais de Carangola estão…

23 horas ago

Taxa de alfabetização chega a 93% da população brasileira, revela IBGE

Em seis décadas, percentual subiu quase 20 pontos percentuais DA REDAÇÃO - No Brasil, das…

23 horas ago

This website uses cookies.