MANHUAÇU – O jovem motoqueiro natural do Distrito de São Pedro do Avaí, em Manhuaçu, José Ronaldo Dutra Filho, de 17 anos, já conhecido como “Ratinho do Motocross”, vem despontando na modalidade e vencendo em diversas categorias, até mesmo nas superiores à sua idade. Ele já disputou mais de 40 campeonatos e só não pontuou em apenas quatro delas.
O adolescente participa das categorias MX1, MX2 e MX PRO 250 cilindradas a qual corre contra
motoqueiros de 450cc. Em Minas Gerais foram diversas participações. Além disso, ele também já participou de corridas no Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia. Segundo José Ronaldo, uma das competições mais difíceis foi em Itamarantiba, em Minas Gerais, onde correu na MX Pro e ficou em segundo lugar. Recentemente esteve nas três baterias em Alto Caparaó, que também foram bastante disputadas.
“Comecei com 16 anos e amo o esporte. Tenho medo, mas quando ouço o barulho do motor, a adrenalina sobe e me esqueço de tudo. Fico focado somente na corrida. Quero me aperfeiçoar cada vez mais a fim de levar o nome da minha cidade em todos os lugares por onde eu passar”, comentou José Ronaldo.
Mas a adrenalina sobe também fora das pistas. De acordo com a mãe do motoqueiro, Marinete Carmem de Paula Dutra, o coração sai pela boca. “Faço uma oração junto com ele antes de começar a corrida. A emoção é tanta que é difícil até falar. A gente grita e pula. Se pudesse ajudar a empurrar a moto, até faria isto”, brincou.
PREPARO FÍSICO
Á fim de buscar alto desempenho na competição, José Ronaldo também conta com a ajuda do amigo e preparador físico, Gilberto Lopes. “Treinamos sete dias na semana, temos uma alimentação balanceada, apesar de não ter uma nutricionista e que precisamos muito também. Fazemos exercício especifico do motocross e trabalhamos o psicológico”, explicou.
INCENTIVO
Para o jovem esportista, os adversários nas pistas não é o problema, mas a maior dificuldade é a falta de incentivo e patrocínio. “O custo é muito alto para participar dos campeonatos. Como por
exemplo, apenas em Alto Caparaó, no domingo, gastamos média de R$ 600 em equipamentos e somando com alimentação e gasolina, foram R$ 2 mil. Estou em busca de ajuda financeira para continuar”, apontou.
Aos que queiram patrocinar esse talento do esporte em Manhuaçu, basta entrar em contato pelos telefones (33) 3378-5361 / 8431-9656.

Conhecido como o “Ratinho do Motocross”, o jovem busca patrocínio para se aperfeiçoar ainda mais no esporte