Categories: Cidade

HCL promove palestras sobre o Outubro Rosa

MANHUAÇU – No mês em que o mundo inteiro se volta para a conscientização e combate ao câncer de mama, o Hospital César Leite promove ações com o objetivo de engajar funcionários, visitantes e pacientes à campanha do Outubro Rosa. A organização foi da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e o SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho.
O objetivo do projeto é reforçar o papel de cada indivíduo como disseminador de informações sobre prevenção e cuidados para um diagnóstico precoce da doença. Por meio da veiculação de informações e dicas, como o autoexame, o HCL tem promovido a conscientização sobre a importância da prevenção.
Na quinta (24) e sexta-feira (25) foram realizadas uma palestra e um depoimento de quem vive a luta contra o câncer. No primeiro dia, a psicóloga Andreia Alves de Oliveira falou sobre o tema “Ética Profissional na abordagem aos pacientes e familiares vítimas de câncer de mama”. O depoimento foi de Josiane Rodrigues Quirino. No segundo dia, a enfermeira Ivaneth Souza Alves falou sobre o mesmo tema para outro grupo de colaboradores e houve o depoimento de Esther Luiza Andrade Miranda. Foram verdadeiras lições de vida.
Durante o mês, a campanha incluiu distribuição de lacinhos rosa, comunicação de sensibilização e distribuição de folders que ressaltam importância da prevenção, autoexame, exames periódicos e tratamentos. O HCL promove a iniciativa de forma contínua e interligada ao Novembro Azul, que é feito em seguida.
OUTUBRO ROSA
O câncer de mama é um tumor que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente. Ocorre o crescimento anormal das células mamárias, tanto do ducto mamário quanto dos glóbulos mamários.
O câncer da mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, sendo 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes pela doença por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). A proporção de câncer de mama em homens e mulheres e de 1: 100 ou seja, para cada 100 mulheres com câncer de mama, um homem terá a doença.
No Brasil, o Ministério da Saúde estima 52.680 casos novos em um ano, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Segundo dados da Sociedade Médica Brasileira de Mastologia, cerca de uma a cada 12 mulheres terão um tumor nas mamas até os 90 anos de idade. Cabe as mulheres se prevenirem-se, fazendo o autoexame ou a mamografia pelo menos uma vez ao ano.

Assessoria de Imprensa

Diário de Manhuaçu

Recent Posts

Morre Anderson Leonardo do grupo Molejo, aos 51 anos

Anderson Leonardo, do Molejo, morreu nesta sexta (26), aos 51 anos, em decorrência de um…

16 horas ago

Equipe Kyōshi conquista 19 medalhas na 1ª etapa do Circuito Vale do Aço de Judô

DA REDAÇÃO - Com o apoio da Prefeitura de Manhuaçu, através da Secretaria de Esporte…

16 horas ago

Comissão OAB Direito na Escola promove palestra na Escola Eni Alves Nogueira

MANHUAÇU - A Comissão “OAB Direito na Escola” - da Ordem dos Advogados do Brasil…

16 horas ago

Votação de emenda que pedia eleições diretas completou 40 anos

Mesmo após a derrota no Congresso, sentimento no país era de esperança DA REDAÇÃO -…

17 horas ago

Educação adota ferramenta de controle de estoque da alimentação escolar para otimizar tempo e recursos investidos

Novo sistema on-line será disponibilizado para as 47 Superintendências Regionais de Ensino a partir de…

17 horas ago

EcoRioMinas realiza serviços de terraplanagem e recuperação de dispositivos de drenagem

Os trabalhos de terraplanagem acontecem com interdição de acostamento, passando por municípios como São João…

17 horas ago

This website uses cookies.