Categories: Cidade

Hidrômetros em lugares fora de alcance dificultam trabalho de fiscais

MANHUAÇU – Durante o trabalho mensal dos fiscais do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), muitos imóveis são encontrados fechados, ou com hidrômetros em difícil acesso, tanto em Manhuaçu quanto nos distritos. O não acesso aos domicílios prejudica a leitura do hidrômetro no qual é realizada a medição do consumo de água. Por este motivo, a Autarquia precisa gerar média do uso de água para ter um parâmetro quanto à quantidade do líquido utilizada nessas casas.
De acordo com o chefe da Seção Comercial, Geraldo Vinício, quando os funcionários não conseguem executar a leitura, é calculado uma média baseada em consumos anteriores (de três meses) ao consumidor. Por exemplo: Se o consumo da pessoa teve uma média nos últimos três meses de 20 mil litros, mas o usuário consumiu, na verdade, 25 mil litros de água, aquele excedente ficará pra quando o fiscal conseguir fazer a leitura no imóvel. Se ficar cinco meses sem fazer a leitura, o excedente será cobrado na conta em que a leitura tiver sido realizada. “Por isso, às vezes, os consumidores não compreendem quando valores excedidos são cobrados na conta de água. É claro que os problemas podem ser diversos, vazamentos internos são um deles, mas a leitura não praticada resulta em problemas tanto para a Autarquia, quanto para o usuário.”
Vinício ainda explica que, ao contrário de uma média elevada, pode acontecer de o consumidor gastar menos do que a média lançada. “Quando ocorrer desta forma, após o fiscal conseguir efetuar a leitura, o saldo da conta será negativo ou inferior ao que é de costume.”
AVISO NA CONTA DE ÁGUA
O chefe da seção esclarece que, após 30 dias, caso o fiscal não consiga fazer a leitura do imóvel, um comunicado é emitido na própria conta, avisando o consumidor sobre o motivo da falta de leitura no hidrômetro. “Sempre comunicamos na parte inferior da conta, onde temos os espaços para avisos.”
De acordo com o diretor do SAAE, Luiz Carlos de Carvalho, os proprietários de imóveis que possuem hidrômetros no interior de sua residência podem procurar o escritório da Autarquia e solicitar informações sobre a mudança de padrão. “O modelo adotado pela empresa, criado conforme resolução da Agência Reguladora, é assentado na frente do imóvel,” explica Luiz.
SITUAÇÕES
Outra situação que dificulta o trabalho dos leituristas é a existência de animal bravo em algumas residências. Segundo Luiz Carlos de Carvalho, é importante lembrar que, através de decreto já estabelecido, o SAAE tem livre acesso ao hidrômetro, podendo fazer, sem consulta, as verificações necessárias. Por isso a importância do mesmo seguir o padrão do Abrigo Modelo. “Além disso, a presença do fiscal ajuda a alertar os proprietários sobre vazamentos ou anormalidades que aumentem a conta de água”, destaca o diretor.

Assessoria de Imprensa- SAAE Manhuaçu

Quando os funcionários não conseguem executar a leitura, é calculado uma média baseada em consumos anteriores

Diário de Manhuaçu

Recent Posts

Morre Anderson Leonardo do grupo Molejo, aos 51 anos

Anderson Leonardo, do Molejo, morreu nesta sexta (26), aos 51 anos, em decorrência de um…

15 horas ago

Equipe Kyōshi conquista 19 medalhas na 1ª etapa do Circuito Vale do Aço de Judô

DA REDAÇÃO - Com o apoio da Prefeitura de Manhuaçu, através da Secretaria de Esporte…

15 horas ago

Comissão OAB Direito na Escola promove palestra na Escola Eni Alves Nogueira

MANHUAÇU - A Comissão “OAB Direito na Escola” - da Ordem dos Advogados do Brasil…

15 horas ago

Votação de emenda que pedia eleições diretas completou 40 anos

Mesmo após a derrota no Congresso, sentimento no país era de esperança DA REDAÇÃO -…

16 horas ago

Educação adota ferramenta de controle de estoque da alimentação escolar para otimizar tempo e recursos investidos

Novo sistema on-line será disponibilizado para as 47 Superintendências Regionais de Ensino a partir de…

16 horas ago

EcoRioMinas realiza serviços de terraplanagem e recuperação de dispositivos de drenagem

Os trabalhos de terraplanagem acontecem com interdição de acostamento, passando por municípios como São João…

16 horas ago

This website uses cookies.