Cidade

HOJE É DIA DO BIBLIOTECÁRIO

Fabrício Souza, diretor do patrimônio cultural de Manhuaçu, frisa que nem a internet afastou a procura por livros

MANHUAÇU – Analisando friamente, bibliotecário é aquele profissional que analisa, sintetiza e controla a entrada e saída de livros, revistas, documentos, fotos, filmes e vídeos, organiza e monitora a permanência deste itens. Realiza atendimento aos usuários, esclarece dúvidas e orienta na localização de material de pesquisa, autores e temas. Insere dados em sistema, seleciona e adquire material bibliográfico. Mas, mudando o foco, usando a emoção, bibliotecário é a pessoa encarregada de entregar algo que abre as portas da percepção e amplia os horizontes. Esse profissional ainda dá dicas preciosas de livros.

E o bibliotecário tem um dia dedicado a ele, que é 12 de março. A data foi instituída pelo Decreto nº 84.631, em 9 de abril de 1980 e em comemoração ao nascimento do bibliotecário, escritor e poeta Manuel Bastos Tigre.

O DIÁRIO DE MANHUAÇU foi até a biblioteca pública para saber como é realizado esse trabalho. A bibliotecária estava de férias e a reportagem foi recebida por Fabrício Souza Santos, diretor do patrimônio cultural de Manhuaçu. Ele frisou que mesmo com a chegada da internet as pessoas ainda procuram a biblioteca para alugar seus livros. “A internet é uma ferramenta muito importante de pesquisa e vem ganhando muito espaço na parte educacional. As mídias virtuais estão ganhando espaço também nos ensinos à distância, mas as bibliotecas estão se adequando a essa nova realidade. Na nossa biblioteca também estamos disponibilizando para pesquisas on-line, mas ainda têm aquelas pessoas que gostam mesmo de pegar os livros impressos”, conta Fabrício.

Existe uma iniciativa onde escolas levam seus alunos até a biblioteca. “Desde a primeira série do ensino fundamental até os alunos da faculdade e mesmo professores vêm até a biblioteca para procurar livros. Romance é um livro que sai muito. As pessoas também nos visitam para sentar no cantinho da leitura e fazerem suas pesquisas”.

A biblioteca tem um acervo próprio. “O governo doa livros para a biblioteca juntamente com a população e os professores, assim o acervo de livros da biblioteca sempre se renova”, explica o diretor.

CAFÉ LITERÁRIO

A biblioteca está fazendo um trabalho chamado “Café Literário” com o objetivo de atrair os alunos para tomar um café e assim conhecer a biblioteca. São convidados também escritores de Manhuaçu para palestra sobre o seu livro e assim, incentivar os alunos à leitura.

Diário de Manhuaçu

Recent Posts

Norte debate fábrica de celulose

COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br Norte…

1 dia ago

Identificado casal que morreu em acidente em Inhapim

Luana Aparecida Machado Rabelo e Iran Garcia Ferreira são as vítimas do acidente fatal na…

1 dia ago

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br   Vale do Lítio destaque na bolsa O projeto Vale do Lítio completou um…

2 dias ago

Importância dos professores

Os professores são responsáveis por inspirar e motivar os estudantes a explorarem seu potencial máximo,…

2 dias ago

Incentivo à piscicultura ornamental em Carangola

CARANGOLA - De olho em um mercado em plena expansão, produtores rurais de Carangola estão…

2 dias ago

Taxa de alfabetização chega a 93% da população brasileira, revela IBGE

Em seis décadas, percentual subiu quase 20 pontos percentuais DA REDAÇÃO - No Brasil, das…

2 dias ago

This website uses cookies.