Artigo

Ideologia Cristã

Ela se baseia nos princípios humanitários da Bíblia!

 

Num artigo da Wikipedia em espanhol, intitulado “Ideologia”, lemos:

 

Una ideología es el conjunto de ideas sobre la realidad, sistema general o sistemas existentes en la  sociedad respecto a lo econômico, la ciencia, lo social, lo político, lo cultural, lo moral,lo religioso, etc. y que pretenden la conservación del sistema (ideologías conservadoras), su transformación  (que puede ser radical y súbita, revolucionaria, o paulatina y pacífica – ideologías (reformistas), o la restauración de un sistema previamente existente (ideologías reaccionarias). (http://es.wikipedia.org/wiki/Ideolog%C3%ADa)

 

Assim, segundo os autores anônimos da Wikipedia, podemos também afirmar que a Bíblia, interpretada corretamente, é o livro texto que garante um embasamento para todas as disciplinas básicas, e de onde possivelmente todas as ideias centrais são tiradas.

Ao levarmos em consideração os ensinos bíblicos sobre justiça social, reconhecemos que estamos diante de uma ideologia, mais especificamente, que se propõe a restaurar algo (um ‘sistema’) previamente existente na formação de um povo, e, com certeza, de suas lideranças. Foi assim que iniciaram as escolas de formação dos líderes cristãos. Com o tempo, porém, este ‘algo previamente existente’ foi sofrendo acréscimos, e perdeu as qualidades originais. Hoje, mais do que nunca, esse ‘sistema’ carece passar por um processo de de-sofisticação. Assim elementos que foram acrescidos e que ‘nada acrescentaram’ precisam ser abandonados.

Hoje em dia, com as novas conclusões sobre os textos da Bíblia, especialmente sobre a primeira parte, chamada de “Antigo Testamento”, temos que desde o início da revelação divina o princípio da generosidade esteve presente. E ao “criar” o Seu povo (Israel), Deus colocou princípios básicos para garantir a base de sustento para cada família através da gleba de terra que permaneceria perenemente na família, e mesmo tendo de vendê-la por causa de alguma situação de desgraça, sempre poderia ser readquirida. (Dt 15.1-11; Lv 25.13-25, 35-37, e outros mais).

Sinceramente, ao descobrir estas verdades já ali no tão ‘mal-falado’ Antigo Testamento, não tenho ficado cansado de ficar extasiados com estas e muitas outras passagens bíblicas que mostram como é importante para Deus que nós nos importemos com os pobres e necessitados. (A riqueza destes textos é encontrada em todo os livros dos profetas bem como da sabedoria). Se há um tema sobre o qual Deus se esmera e empenha no decorrer do relato bíblico é esse. No Salmo 41 logo no primeiro versículo, o salmista declara: “Bem-aventurado é o que dá atenção ao pobre: O Senhor o livrará no dia da calamidade”.

É óbvio que essa promessa é algo óbvio para os personagens centrais do Novo Testamento. (Mas, a igreja de hoje sabe disso?) O Evangelho é a boa nova para aqueles que foram e são esquecidos. A boa nova não é somente para a vida pós-morte – as promessas, muitas delas, podem ser colhidas no aqui e agora. (Foi um grande consolo para aqueles na desgraça da escravidão, mas não é só a justiça no futuro que a Bíblia destaca – é no aqui e no agora – como aconteceu na primeira comunidade de crentes “onde não havia nenhum necessitado!!!)

Esta é, então, a pergunta que traz a nossa preocupação com a formação de líderes para as igrejas, ou para qualquer setor da sociedade: Como ‘gerar’ homens e mulheres que de forma genuína cuidarão dos outros, e especialmente daqueles que a sociedade marginalizou? Assim, terá de haver “transplantes” de sensibilidades, que exigirá convivência e envolvimento entre seres humanos verdadeiramente comprometidos uns com os outros.

Os críticos declaram que a sociedade se mantém nas desigualdades por causa de fatores fundamentais. Um deles diz que ‘minorias determinam os valores da maioria’ – através de ideologias especializadas na exploração do mais fraco. E que o esforço para promover uma educação esclarecedora e enobrecedora é utópico e em vão. Por isso, segundo a linha da crítica em destaque, a educação servida para o povo é mais uma espécie de lavagem cerebral que tem pouco a ver com uma conscientização do status quo, isto é, um mundo só de desigualdades, e sobretudo, estabelecidas na injustiça social.

Se nos conscientizarmos do que é ser bíblico, seguidor de Cristo em nossos dias, chegaremos a uma conclusão diferente. Nossa função como seguidor do Messias Ele mesmo ilustrou comparando nossas vidas ao sal e à luz: estão aí para influenciar no sentido de trazer os valores que enobrecem e dignificam a cada um, e especialmente, ao menor, ao mais fraco, ao menos provável de ser um vencedor.

Jesus fez com que um encontro com Ele tornasse a pessoa diferente, sentindo-se “inteira”, e sobretudo, digna de ser um ser humano.

(Extraído de A GENEROSIDADE COMEÇA DE CIMA, de nossa autoria.)

Rev. Rudi Augusto Krüger – Diretor, Faculdade Uriel de Almeida Leitão; Coordenador, Capelanias da Rede de Ensino Doctum – rudi@doctum.edu.br

Diário de Manhuaçu

Recent Posts

Morre Anderson Leonardo do grupo Molejo, aos 51 anos

Anderson Leonardo, do Molejo, morreu nesta sexta (26), aos 51 anos, em decorrência de um…

15 horas ago

Equipe Kyōshi conquista 19 medalhas na 1ª etapa do Circuito Vale do Aço de Judô

DA REDAÇÃO - Com o apoio da Prefeitura de Manhuaçu, através da Secretaria de Esporte…

16 horas ago

Comissão OAB Direito na Escola promove palestra na Escola Eni Alves Nogueira

MANHUAÇU - A Comissão “OAB Direito na Escola” - da Ordem dos Advogados do Brasil…

16 horas ago

Votação de emenda que pedia eleições diretas completou 40 anos

Mesmo após a derrota no Congresso, sentimento no país era de esperança DA REDAÇÃO -…

16 horas ago

Educação adota ferramenta de controle de estoque da alimentação escolar para otimizar tempo e recursos investidos

Novo sistema on-line será disponibilizado para as 47 Superintendências Regionais de Ensino a partir de…

17 horas ago

EcoRioMinas realiza serviços de terraplanagem e recuperação de dispositivos de drenagem

Os trabalhos de terraplanagem acontecem com interdição de acostamento, passando por municípios como São João…

17 horas ago

This website uses cookies.