Minas

Instituto de Metrologia e Qualidade alerta sobre fraude de boletos falsos

Golpistas têm cobrado taxas metrológicas em nome do Inmetro
DA REDAÇÃO – O Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) alerta usuários dos serviços do órgão sobre a existência de golpistas que têm emitido falsos boletos de pagamento em nome do Inmetro. Até então, o golpe é executado pelos criminosos por meio do envio da cobrança pelo e-mail: inmetrocontato@gmail.com
O instituto reforça ser importante frisar que todos os e-mails oficiais do Inmetro têm o domínio @inmetro.gov.br ou @inmetro.colaborador.gov.br. E, no caso do Ipem-MG, o @ipem.mg.gov.br.
Desta forma, vale ressaltar que qualquer e-mail de cobrança em nome desses dois órgãos (Inmetro e Ipem-MG), que seja enviado por intermédio de provedores gratuitos, como o Gmail, Outlook, Yahoo, Hotmail, entre outros, é falso e não foi efetivamente encaminhado pelas respectivas instituições.
Mesmo que o correio eletrônico pareça verdadeiro, por conter a marca do Inmetro ou do Ipem-MG, código de barras, informações da inspeção, data de validade, entre outros dados, a orientação é desconfiar e não clicar ou tocar em nenhum link do corpo do e-mail e do anexo.
Destaca-se que o Inmetro e o Ipem-MG não realizam nenhuma cobrança desta maneira, e neste formato. Sendo assim, quem receber algum tipo de boleto nesta configuração não deve efetuar espontaneamente o pagamento da taxa cobrada, antes de certificar a veracidade do documento.

Vale reforçar, também, que quando ocorrer alguma cobrança a usuários dos serviços do Ipem-MG, que não tenham recebido a visita do órgão, nem executado algum serviço, recentemente, é bom ficar atento. Trata-se de um forte indício da aplicação de golpe.
Inclusive, alertamos que os fiscais do Ipem-MG não recebem pagamento em dinheiro (espécie) em nenhuma hipótese. E, no ato de qualquer fiscalização e verificação, utilizam crachá funcional, uniforme e colete de identificação.
Orienta-se, ainda, que todos que tiverem dúvidas quanto à veracidade da cobrança de alguma taxa, que entrem em contato na menor brevidade com a Ouvidoria do Ipem-MG, por meio do e-mail ouvidoria@ipem.mg.gov.br ou telefone 08000 335 335.

Diário de Manhuaçu

Recent Posts

Norte debate fábrica de celulose

COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br Norte…

14 horas ago

Identificado casal que morreu em acidente em Inhapim

Luana Aparecida Machado Rabelo e Iran Garcia Ferreira são as vítimas do acidente fatal na…

15 horas ago

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br   Vale do Lítio destaque na bolsa O projeto Vale do Lítio completou um…

20 horas ago

Importância dos professores

Os professores são responsáveis por inspirar e motivar os estudantes a explorarem seu potencial máximo,…

20 horas ago

Incentivo à piscicultura ornamental em Carangola

CARANGOLA - De olho em um mercado em plena expansão, produtores rurais de Carangola estão…

20 horas ago

Taxa de alfabetização chega a 93% da população brasileira, revela IBGE

Em seis décadas, percentual subiu quase 20 pontos percentuais DA REDAÇÃO - No Brasil, das…

20 horas ago

This website uses cookies.