Cidade

Investimento em flores exóticas

Appoex consolida seu nome no mercado e gera emprego e renda

MANHUAÇU – O município de Manhuaçu é conhecido pela produção de café, porém um grupo de mulheres resolveu cultivar algo diferente e há cerca de 15 anos foi fundada a Associação dos Produtores de Plantas Ornamentais e Exóticas (Appoex).

“Na região de Manhuaçu não era comum a comercialização das flores tropicais. Começamos do zero”, recorda Cornélia Batista, presidente da Appoex. Ela conta que no início, os maridos da integrantes da associação liberavam um espaço e elas faziam o plantio perto da lavoura de café. “Mas hoje temos o lugar certo de plantar, temos os agrônomos pra orientar na adubação e ajudar também na análise de solo”, disse Cornélia Batista, explicando que as plantas foram trazidas do nordeste brasileiro, porém algumas vieram do exterior.

Esse tipo de cultivo exige muita dedicação. “Essas flores precisam de muita atenção e ter um agrônomo acompanhando. Quando chega uma flor que não estamos acostumadas a trabalhar, nós a plantamos dentro de um saco com areia, e só após algum tempo que a colocamos ao solo. Quando trazemos uma planta do nordeste ela demora no mínimo três anos para de climatizar e depois mais três anos para colhermos os frutos. Então tivemos que fazer muito trabalho de análise de solo”, observa a presidente da Appoex. “O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que é um parceiro nosso, trouxe da Costa Rica um agrônomo para nós ajudar com as flores tropicais”, frisa Cornélia.

Hoje a Appoex conta com cerca de dez associadas e cada uma delas emprega entre dois e três funcionários. As ações da associação já ultrapassaram as fronteiras de Minas Gerais, com a participação na feira em Holambra (SP), município referência na produção de flores.

Para finalizar, a associada Miriam Leitão detalha que as vendas são feitas na região de Manhuaçu. Dentre os clientes, estabelecimentos bancários e consultórios. “Fazemos arranjo para escritórios, restaurantes. Toda semana acontece o trabalho das trocas das flores”.

Diário de Manhuaçu

Recent Posts

Norte debate fábrica de celulose

COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br Norte…

1 dia ago

Identificado casal que morreu em acidente em Inhapim

Luana Aparecida Machado Rabelo e Iran Garcia Ferreira são as vítimas do acidente fatal na…

1 dia ago

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br   Vale do Lítio destaque na bolsa O projeto Vale do Lítio completou um…

2 dias ago

Importância dos professores

Os professores são responsáveis por inspirar e motivar os estudantes a explorarem seu potencial máximo,…

2 dias ago

Incentivo à piscicultura ornamental em Carangola

CARANGOLA - De olho em um mercado em plena expansão, produtores rurais de Carangola estão…

2 dias ago

Taxa de alfabetização chega a 93% da população brasileira, revela IBGE

Em seis décadas, percentual subiu quase 20 pontos percentuais DA REDAÇÃO - No Brasil, das…

2 dias ago

This website uses cookies.