Cidade

Macrorregião Leste do Sul segue na onda vermelha do Minas Consciente

A micro de Manhuaçu completa 21 dias na mesma onda

 

DA REDAÇÃO – A macrorregião de saúde Leste do Sul, composta pelas microrregiões de Manhuaçu, Ponte Nova e Viçosa, segue na onda vermelha do Minas Consciente, o programa de retomada segura das atividades econômicas de Minas Gerais. A decisão foi tomada em reunião do Comitê Extraordinário da Covid-19 do estado na tarde de quarta-feira (9). A microrregião de saúde de Manhuaçu, composta por 23 municípios continua na onda vermelha, completando 21 dias. As orientações passam a valer a partir deste sábado (12).

 

O município de Manhuaçu segue a orientação para a macrorregião sanitária Leste do Sul desde a implantação do plano. O plano reforça que é responsabilidade de cada município a decisão entre acompanhar a onda da macrorregião de saúde ou do agrupamento de microrregiões. Ainda segundo o relatório do Comitê, em alguns agrupamentos de microrregiões, o resultado indica situação crítica, mesmo para macrorregiões em situação de alerta ou esperada, e por isso, recomenda-se maior cautela aos municípios.

 

Comércio

Com objetivo de equilibrar segurança sanitária e economia, o Comitê Extraordinário Covid-19 do estado aprovou, também nesta quarta-feira (9), novos protocolos para funcionamento do comércio em dezembro, um dos meses mais importantes para o segmento em função do Natal.

Conforme sugestão do grupo técnico, o comércio varejista e atacadista, atualmente permitido na onda amarela, poderá funcionar em onda vermelha, desde que o gestor municipal adote medidas adicionais. Entre os critérios de segurança estão o aumento de fiscalização sobre o uso de máscara, limite de um cliente/consumidor para cada 10 metros quadrados e restrição do horário de funcionamento de bares e restaurantes até as 22h, com proibição do consumo em pé.

O Comitê de Enfrentamento a Covid-19 de Manhuaçu se reuniu na tarde do dia 3 de dezembro e decidiu que não iria fechar o comércio. A decisão contraria as orientações do Minas Consciente, que prevê apenas o funcionamento de serviços essenciais, como supermercados, farmácias e bancos, enquanto durar a classificação da onda vermelha.

 

Aumento de leitos

Na última segunda-feira (7) o Hospital César Leite voltou a ofertar mais 10 leitos de UTI Covid-19, que haviam sido desabilitados em outubro, aumentando para 30. Na ocasião o Hospital justificou a volta por conta do aumento dos casos na primeira semana deste mês.

 

No entanto o aumento de leitos não foi o suficiente para dar uma fôlego ao atendimento prestado pelo Hospital. Na terça-feira (8), segundo dia de funcionamento dos leitos, a taxa de ocupação já havia atingido 93%, com 28 internados. Na quarta-feira (9) o número de pacientes na UTI eram 29, 97% de ocupação e nesta quinta-feira (10) a ocupação havia caído para 90%, com 27 pacientes.

 

Manhuaçu

Até esta quinta-feira (10) o município de Manhuaçu tinha um total de 2.392 casos confirmados da doença, sendo 19 em acompanhamento e 2.321 já curados. As mortes causadas pela Covid-19 somam 52, uma a mais com relação a quinta-feira passada.

 

No boletim do Hospital César Leite desta quinta-feira (10), que atende toda a microrregião, informava que 1.061 pacientes já tinham siso atendidos, sendo 693 casos confirmados da doença e 167 mortes, oito a mais em relação a quinta-feira passada. Na UTI havia 27 pacientes, 90% de sua capacidade, já na enfermaria haviam 30, sendo 100% da capacidade.

 

Minas Gerais

Seis das 14 macrorregiões de Saúde mineiras estão na onda vermelha do Minas Consciente. Nesta fase do plano do Governo do Estado para retomada segura e gradual da economia, está autorizado apenas o funcionamento de serviços essenciais, como farmácias, padarias e supermercados. O número foi atingido após a regressão do Vale do Aço e do Sudeste para a fase mais restritiva do plano, conforme decisão tomada pelo Comitê Extraordinário Covid-19 nesta quarta-feira (9).

A alta de 39% na taxa de incidência do vírus no estado, nos últimos sete dias, foi um dos principais motivos para o retrocesso. O grupo técnico também optou pela regressão da macrorregião Noroeste para a onda amarela, totalizando cinco regiões na fase que permite serviços como academias, salões de beleza e clubes, além do consumo em bares e restaurantes.

Apenas a região Norte avançou, juntando-se ao Triângulo do Norte e ao Triângulo do Sul  na onda verde, a mais flexível do plano. As mudanças passam a valer no próximo sábado (12).

Até nesta quarta-feira (9), 658 cidades haviam aderido ao plano Minas Consciente, o que representa quase 80% do estado. Ao menos 852 municípios registram casos da doença. São 448.880 casos confirmados, sendo 10.429 óbitos.

Nas cidades com menos de 30 mil habitantes, 397 municípios tiveram incidência de 50 casos para 100 mil habitantes.

Cautela

O governador Romeu Zema fez um alerta e pediu para que a população mantenha os cuidados de distanciamento e higienização.

“Infelizmente, várias regiões tiveram uma regressão nesta última semana. Isso demonstra claramente, como já vem ocorrendo há cerca de três semanas, que a pandemia no estado está piorando. Quero lembrar que a situação continua merecedora de toda a nossa atenção, porque já tivemos números muito melhores, há cerca de 45 dias. Temos feito todo esforço, mas a população também precisa contribuir, como já contribuiu até o momento. Todos os cuidados preparativos e planejamento com relação à vacinação já estão sendo providenciados”, afirmou.

Diário de Manhuaçu

Recent Posts

Censo 2022: população quilombola tem perfil jovem e maioria masculina

Estatísticas específicas sobre sexo e idade foram divulgadas pelo IBGE DA REDAÇÃO - As populações…

20 horas ago

ESP-MG abre inscrições para Especialização em Saúde pública, com foco na saúde prisional

DA REDAÇÃO - Nesta quinta-feira-feira, dia 02 de maio de 2024, a Escola de Saúde…

20 horas ago

Expedição no Leste de Minas visita produtores de Conilon

DA REDAÇÃO - Produtores rurais dos municípios de Ipanema, Pocrane e Taparuba receberam a visita…

20 horas ago

Rumo à proteção digital: o avanço das ameaças cibernéticas

*Ana Albuquerque Recentemente, o mundo testemunhou um avassalador ataque hacker que, praticamente, levou o sistema…

20 horas ago

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br Amans prepara o fim de mandato O ano de 2024 deverá ser de trabalho…

21 horas ago

Cachaça mineira terá centro de referência

COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br Cachaça…

21 horas ago

This website uses cookies.