Solenidade foi conduzida pelo presidente Corrêa Junior
BELO HORIZONTE – O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) prestou homenagem, na última sexta-feira (27/9), a 41 desembargadores e juízes aposentados no período de junho de 2021 a junho de 2024. A solenidade, realizada no Auditório do Tribunal Pleno, foi conduzida pelo presidente Luiz Carlos Corrêa Junior e incluiu a entrega de medalhas aos homenageados e homenageadas, além da apresentação do Grupo de Câmara da Orquestra Jovem do TJMG.
Na saudação aos presentes, o presidente Corrêa Junior ressaltou que as magistradas e magistrados aposentados “certamente não tinham ideia de como suas trajetórias no mundo profissional se desenvolveriam quando, meninos e meninas, sentados nos bancos escolares, aprendiam as primeiras letras”. Ele destacou ainda a obstinação de cada um por concluir o curso superior e, depois, prestar concurso público para a magistratura ou ingressar na Segunda Instância como advogados ou membros do Ministério Público.
O presidente Corrêa Junior afirmou que os desembargadores e juízes homenageados integram gerações que vivenciaram a época em que os concursos públicos de nível médio exigiam do candidato habilidade de datilografar até 180 toques por minuto. “Época em que as primeiras sentenças ou acórdãos foram assinados com canetas esferográficas comuns. Até que, no início da década de 1990, uma revolução silenciosa começou a soprar sobre o Judiciário mineiro, com a introdução dos primeiros microcomputadores em nossas rotinas. Um movimento que exigiu um esforço de resiliência e que culminou com o surgimento de diversos sistemas, com destaque para o Processo Judicial eletrônico e logo o eproc”, salientou.
“Em nome do Poder Judiciário mineiro, agradeço-lhes pelos anos de dedicação à Justiça em Minas, por terem abrilhantado a nossa magistratura com as suas posturas éticas e as suas justas decisões, e por terem generosamente compartilhado conosco os seus sólidos conhecimentos jurídicos”, frisou. O presidente do TJMG lembrou ainda de dois saudosos magistrados que se aposentaram no período de junho de 2021 a junho de 2024, mas que não estão mais entre nós: o desembargador Álvares Cabral da Silva e o juiz João Rodrigues dos Santos Neto – este, seu colega do concurso de 1992. “A eles, estendemos também a nossa profunda gratidão”, disse.
Jornadas
O ministro Afrânio Virela, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e um dos homenageados, também saudou os colegas e as jornadas de cada um, empreendidas até a aposentadoria. “Passamos por fases evolutivas em nossa carreira, galgamos degraus e, deles, saímos, melhores do que nunca. Melhoramos como cidadãos, como membros de nossas famílias e como distribuidores de Justiça”, disse. De acordo com o ministro do STJ, a cerimônia desta sexta-feira foi “uma dádiva por poder estar aqui e celebrar uma vida em prol do Poder Judiciário, em prol da sociedade”.
Falando em nome dos homenageados, o ex-presidente do TJMG, desembargador Geraldo Augusto de Almeida, lembrou que o tempo passou rápido e quase despercebido. “Muitos nem sequer notaram a proximidade da possibilidade da aposentadoria voluntária ou compulsória. Percebemos momentaneamente nesse átimo de tempo que é a vida. Passamos agora a um novo estágio. Fomos promovidos à fase do jubilamento. A evolução dos conceitos sociais contribuiu para retirar da aposentadoria o sentido ultrapassado de encerramento, de finalidade, de fim e mesmo de inatividade. Pelo contrário, significa apenas mais um arco de passagem à grandeza da vida pessoal e funcional como um todo”, afirmou.
O juiz Wellington Reis Braz pediu a palavra ao presidente Corrêa Junior e afirmou, emocionado, que, “quando apostamos no sucesso e respondemos às dificuldades de forma esperançosa, buscando superar os obstáculos, o sonho pode ser realizado. Por isso, se Deus coloca o sonho em seu coração, é porque você pode realizar”.
Homenageados
Foram homenageados os seguintes magistrados : a desembargadora Márcia Maria Milanez e os desembargadores: José Washington Ferreira Da Silva; Elias Camilo Sobrinho; Pedro Coelho Vergara; Antônio Carlos Cruvinel; José Mauro Catta Preta Leal; Belizário Antônio de Lacerda; Geraldo Augusto De Almeida, ex-presidente do TJMG; José Flávio de Almeida e Geraldo Domingos Coelho.
Os juízes e juízas agraciados foram: Vinícius Dias Paes Ristori; João Batista Lopes; Bruno Teixeira Lino; Carlos Roberto Loiola; Regina Célia Silva Neves; José Aluísio Neves da Silva; Luciene Cristina Marassi Cagnin; Wellington Reis Braz; Moema de Carvalho Balbino; Marcus Caminhas Fasciani; Márcia Rezende Nonato da Silva e Zulma Edméia de Oliveira Ozorio e Goés.
Homenageados ausentes
Os magistrados e magistradas que justificaram suas ausências na cerimônia e vão receber a medalhas oportunamente são: desembargador Tiago Pinto; desembargadora Maria Das Graças Silva Albergaria Dos Santos Costa; senhora Márcia Rodrigues, viúva do juiz João Rodrigues Dos Santos Neto; juíza Ada Helena Antunes Torres; juiz Átila Andrade de Castro; juíza Renata Bonfim Pacheco; juíza Andréa Luíza de Oliveira Dias Franco de Souza; juíza Thaís Maria Vinci de Mendonça Chaves; juiz Breulino Corrêa da Rocha Neto; juiz Arthur Eugênio de Souza; juíza Giovanna Elizabeth Pereira de Matos Costa e juiz Joamar Gomes Vieira Nunes.
Mesa de honra
A mesa de honra da solenidade foi composta pelo presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrê Junior, pelo ministro Afrânio Vilela, do STJ; pelo 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Marcos Lincoln dos Santos; pelo 2º vice-presidente do TJMG, desembargador Saulo Versiani Penna; pelo 3º vice-presidente do TJMG, desembargador Rogério Medeiros Garcia de Lima; pelo corregedor-geral Justiça, desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho; pela vice-corregedora Geral de Justiça, desembargdora Kárin Liliane de Lima Emmerich e Mendonça; pelo desembargador Carlos Henrique Perpétuo Braga representando o desembargador Ramon Tácio de Oliveira; pelo advogado-Geral Adjunto do Estado, Fábio Moreno Nazar, representando o advogado Geral Sérgio Pessoa; pelo presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), Luiz Carlos Rezende e Santos; e pela a vice-presidente da AMB Rosimere das Graças do Couto.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG