Artigo

Malefícios dos refrigerantes

Por Patrícia Nayara Estevam*
Olá, leitor!
Quanto você está disposto a sacrificar da sua saúde em troca do efervescente prazer de um gole de refrigerante? Em meio a cores vibrantes e bolhas efervescentes, será que percebemos os verdadeiros e preocupantes impactos que essas bebidas têm em nosso corpo e bem-estar?
O consumo excessivo de refrigerantes está associado a diversos problemas de saúde, sendo uma escolha inadequada para um estilo de vida saudável devido aos impactos negativos no organismo. Em primeiro lugar, os refrigerantes são ricos em açúcares adicionados, o que contribui para o ganho de peso e aumenta o risco de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis como a obesidade e o diabetes do tipo 2. Além disso, a acidez dos refrigerantes, devido a presença do ácido fosfórico, pode prejudicar a saúde dos ossos e dentes.
Outro ponto crítico é a presença de adoçantes artificiais nos refrigerantes diet, que, apesar de terem poucas ou nenhuma caloria, têm sido associados a problemas metabólicos e alterações na microbiota intestinal. Ademais, o consumo regular de refrigerantes está relacionado a um maior risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial, devido à elevada quantidade de sódio presente na maioria desses refrigerantes.
Um dos refrigerantes mais conhecidos e apreciados do mundo é aquele à base de cola que você conhece bem. Como não lembrar daquela propaganda na televisão que dizia “Abra a felicidade você também, vamos sentir algo novo…”? Realmente é bem difícil para um profissional da nutrição tentar convencer um paciente de que refrigerantes fazem mal e devem ser evitados, diante de uma publicidade que faz o consumidor pensar que refrigerante é sinônimo de felicidade, memórias nostálgicas, sociabilidade e ideias positivas. Além de todos os malefícios que os refrigerantes em geral causam, esse em especial possui um componente preocupante chamado corante caramelo IV, que está associado ao desenvolvimento de doenças como o câncer. Esse corante é responsável por conferir aquela cor escura à bebida e sem ele o refrigerante fica completamente transparente, como a versão dessa marca que é comercializada no Japão.
Além dos impactos diretos na saúde, o consumo de refrigerantes está ligado a hábitos alimentares menos saudáveis, muitas vezes acompanhando refeições ricas em calorias e pobres em nutrientes essenciais. Substituir refrigerantes por opções mais saudáveis, como água, água de coco, chás ou sucos naturais, é fundamental para promover uma alimentação equilibrada e preservar a saúde a longo prazo. Ao fazer escolhas conscientes em relação à ingestão de refrigerantes, contribuímos para a prevenção de diversas condições de saúde e para a promoção de um estilo de vida mais saudável.
E você, já fez sua escolha hoje?
*Patrícia Nayara Estevam é nutricionista (CRN9:22025), pós-graduada em Docência do ensino superior; Nutrição clínica, metabolismo, prática e terapia nutricional; Nutrição em saúde pública; e Nutrição esportiva e funcional. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciência da Nutrição (PPGCN) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1513733884000380 more
Diário de Manhuaçu

Recent Posts

Parque fomenta ecoturismo na região da Mantiqueira

COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br Parque…

29 minutos ago

Benefícios às mães advogadas

As mães advogadas têm – por meio da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas…

1 hora ago

Minas encerra primeiro trimestre do ano com avanço de 5,2% no comércio varejista

O volume de vendas no comércio varejista encerrou o primeiro trimestre do ano com um…

1 hora ago

Equipe da Doctum – Campus Manhuaçu disputa a etapa nacional do Desafio Jovem Empreendedor 2024

Equipes vencedoras serão conhecidas nos dias 17 a 19 de maio, em Salvador, na Bahia…

3 horas ago

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br Procon combate abusos na venda de arroz As chuvas que atingem o Rio Grande…

3 horas ago

Enchentes alagam hospitais e ondas de doenças e de frio devem colapsar saúde no RS

Ao menos 13 municípios tiveram todas unidades básicas de saúde comprometidas e em outros 220…

3 horas ago

This website uses cookies.