Categories: Cidade

Manhuaçu recebe encerramento do Concurso de Qualidade do Café das Matas de Minas

MANHUAÇU – Na tarde da última quarta-feira (27), Manhuaçu recebeu a cerimônia de encerramento do 14º Concurso de Qualidade do Café da Região das Matas de Minas. O concurso recebeu 295 amostras de 18 municípios. Os cafés passaram por análises física e sensorial, sendo avaliados por jurados especialistas na área. Foram premiados os três melhores cafés na categoria Cereja Descascado e os cinco melhores na categoria Café Natural. Os vencedores receberam certificados, troféus e insumos. A solenidade de encerramento foi realizada no Café Park Eventos.
O gerente da Emater de Manhuaçu, Rômulo Matozinho de Carvalho, agradeceu os chamados ‘Parceiros do Café’, que oferecem as premiações. “Temos parcerias com diversas empresas, agentes financeiros e as empresas do ramo agropecuário. Também agradecemos as parcerias com as prefeituras, os conselhos municipais de desenvolvimento rural. Enfim agradecemos a todos esses parceiros que nos ajudam na realização deste evento”.
Cintia de Matos Mesquita, presidente da Aliança Internacional das Mulheres do Café (em inglês, IWCA – International Women’s Coffee Alliance), considerou que esteve tipo de evento é muito importante e serve para mostrar a força da mulher no setor cafeeiro. “As mulheres estão nesta área desde o primeiro pé de café, isso desde a época dos barões do café. O hoje a IWCA/Brasil dá visibilidade a este trabalho. É importante que todos os setores da cafeicultura conversem”, salientou.
Ela disse que o papel da mulher também está ligado a um novo tipo de gestão. “Trabalhar uma cafeicultura que está um pouco diferente daquela do tempo dos nossos avós, que era mais sustentável. Hoje se a agricultura familiar trabalhar a cafeicultura de ‘porteira fechada’ e não usar a organização que se pede, ela não será rentável. Esse é o papel das mulheres, que é poder verificar esse novo e organizar esse processo”.
Sobre a questão da visibilidade das mulheres na cafeicultura, Cintia de Matos Mesquita frisou que a agricultura no Brasil é dominada pela agricultura familiar. “Isso é de fundamental importância. A representatividade de uma pessoa do sexo masculino era muito individual, mas hoje as mulheres estão pra mostrar esse diferencial, mostrar que não está à frente, e sim existem parcerias com o marido, com os filhos e com quem trabalha no terreno. E fundamental que as mulheres mostrem o que é realmente agricultura familiar”, finalizou.

Categoria Cereja Descascado
1º lugar – Júlia Alves Pereira dos Santos – Luisburgo
2º lugar – Silmara dos Santos Emerick Lopes – Alto Jequitibá
3º lugar – Maria Aparecida Barroso dos Santos – Alto Jequitibá

Categoria Natural
1º lugar – Marcos da Silva – Alto Jequitibá
2º lugar – Valkiria Gonçalves Bastos – Santa Margarida
3º lugar – Maria Aparecida Barroso dos Santos – Alto Jequitibá
4º lugar – Josimar Augusto Sodré (Lalá ) – Alto Jequitibá
5° lugar – Nilson de Assumpção Santos – Alto Jequitibá

Diário de Manhuaçu

Recent Posts

Reforço no policiamento na área do 11° Batalhão com o Curso de Formação de Soldados

MANHUAÇU - Desde o dia 12 de abril, os discentes do Curso de Formação de…

8 minutos ago

Presos foragidos da justiça envolvidos em latrocínio tentado

SANTANA DO MANHUAÇU - Nesta segunda-feira (6), a Polícia Militar prendeu dois foragidos da justiça…

11 minutos ago

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br Tecnologia israelense no saneamento de GV A Águas de Valadares, concessionária responsável pelo saneamento…

13 minutos ago

Emergência Climática e Exclusão Social

André Naves (*) A atual crise climática que assola o Rio Grande do Sul não…

24 minutos ago

Polícia Federal combate fraude em contratação emergencial de obra na BR-262, em Abre Campo

Operação Empáfia apura prejuízo ao erário superior a R$ 7 milhões Ipatinga/MG - A Polícia…

1 hora ago

Homem que se diz Jesus reencarnado consegue na Justiça mudar nome de batismo

Álvaro Thais, que se diz a “reencarnação de Jesus”, conseguiu oficialmente mudar o seu nome…

2 horas ago

This website uses cookies.