MANHUAÇU – Os membros do Conselho de Segurança Pública (CONSEP) de Manhuaçu receberam o comandante do 11º BPM, tenente-coronel Wesley Flávio Soares, acompanhado do comandante da 72ª Companhia de Polícia Militar, capitão Túlio, para falarem sobre o projeto de implantação do sistema de monitoramento, por câmeras na cidade e distritos.
Foi a segunda vez, que o comandante participa da reunião do conselho, desde que assumiu em 20 de fevereiro desse ano. De forma bem detalhada, o comandante do 11º BPM apresentou o projeto que já foi elaborado, bem como o processo licitatório com todos os itens necessários, a empresa vencedora e como será todo o trabalho, para que a cidade tenha o sistema de monitoramento. Várias dúvidas foram sanadas pelos dois oficiais, desde fase de execução do projeto, valores que serão gastos para a implantação, contratação, acompanhamento durante o período de execução, bem como os locais onde as câmeras serão instaladas, para municiar de informações a Central de Monitoramento.
Mais uma vez, enfatizou a importância da parceria entre a Polícia Militar, Consep e a comunidade, em todas as ações voltadas à segurança pública na cidade, que tem registrado vários crimes contra a vida. Segundo ele, há a necessidade de ações mais eficazes no combate à criminalidade e, na promoção da segurança pública. Com a instalação de câmeras desde os trevos de entrada e por toda a cidade, a população ficará mais tranquila. A polícia acompanhará em tempo real quem chega e quem sai e, ainda poderá repassar informações sobre veículos suspeitos.
O sistema foi implantado pelo próprio comandante Flávio em Caratinga, e funciona muito bem. Ele detalha que o projeto Integração com o sistema Hélios é desenvolvido pela Polícia Militar, muito eficaz e capaz de receber os dados de movimentações veiculares, através de uma Interface de Programação de Aplicações (API).
A API tem por objetivo expor uma interface de comunicação, entre empresas/instituições parceiras e a Polícia Militar. De acordo com o capitão Túlio, a cidade terá 154 câmeras LPR instaladas em diversos pontos estratégicos.
Elas podem enviar para a API informações importantes, como o código da câmera, data e hora do registro, imagem do veículo e a placa. O uso da integração do Hélios contribuirá para o aprimoramento da segurança pública, aumentando a capacidade de resposta, a eficácia das forças policiais e a eficiência operacional. “A cidade de Manhuaçu será uma das mais bem monitoradas do Estado e, com tecnologia de ponta”, explica capitão Túlio.
O investimento ficará em torno de R$ 1.600.000,00 (Um milhão e seiscentos mil reais), viabilizados por emendas impositivas de vereadores, emendas de deputados e recursos de devolvidos pela Câmara Municipal.
Para o presidente do Consep, Antônio Teodoro, o conselho terá uma responsabilidade bem maior, visto que, o montante a ser repassado é de grande significado. “A transparência apresentada pelo comandante do 11º BPM e o capitão Túlio demonstra que, a cidade ficará bem guarnecida e, o Conselho de Segurança Pública tendo um papel relevante em todo esse processo”, pontua Antônio Teodoro.
Eduardo Satil / Rádio Caparaó / Cidade Total