Diagnosticado com autismo, garoto não comia nada além de hambúrgueres, batata frita e doces
Uma criança de 12 anos perdeu a visão por deficiência severa de vitaminas. O caso, relatado no New England Journal of Medicine, descreveu que a dieta do menino, morador do estado de Boston, nos Estados Unidos, consistia apenas em fast-food.
Os médicos que atenderam a criança afirmaram que ele tinha uma saúde estável até um mês e meio antes de dar entrada no Massachusetts General Hospital, com perda gradual de visão. Os pais afirmaram aos médicos que o garoto era adepto a uma ‘dieta seletiva’, comendo apenas hambúrgueres, batata frita, sucos industrializados e rosquinhas doces. Por estar no espectro autista, ele recusava comidas com texturas diferentes, incluindo comprimidos e vitaminas.
Ao longo de um mês, ele começou a enxergar cada vez menos. Os pais notaram que o filho frequentemente trombava em portas e paredes e tinha uma visão reduzida ainda mais no período noturno. Quando foi levado ao hospital, precisava de ajuda para se locomover em casa.
Mesmo com o tratamento que aumentou os níveis das vitaminas, ele não voltou a enxergar. Como o caso já estava avançado, os danos nos nervos ópticos já eram avançados demais para serem revertidos. Agora, os pais investiram em tratamento psicológico comportamental para o menino conseguir comer outras coisas, e ele foi inscrito em um centro de ajuda para cegos.