CARATINGA -Neste domingo (24), a Polícia Militar de Caratinga conseguiu recuperar diversos materiais furtados da Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo, localizada no bairro Esplanada, após a ação de um grupo de menores.
O furto foi registrado no dia anterior. A PM intensificou o patrulhamento preventivo na região, especialmente na rua Manoel Gonçalves de Castro, onde a instituição de ensino está situada. A medida foi adotada em razão da falta de câmeras de monitoramento e vigilância humana no local, que facilita a ação de criminosos, especialmente fora do horário escolar.
Durante a patrulha, uma guarnição da PM percebeu barulho vindo do interior da escola e, ao se aproximar, encontrou três crianças nas proximidades da quadra de futebol. Ao notar a presença da polícia, os menores tentaram fugir em direção à praça Frei Arcanjo Ruzzi. Rapidamente, os policiais solicitaram apoio e uma segunda viatura foi deslocada para o local. A ação resultou na apreensão de dois menores, com idades de 11 e 13 anos, que já estavam pulando o muro da escola. Um terceiro menor, que havia levado materiais furtados, também foi apreendido.
Ao ser informada sobre o ocorrido, a diretora da escola se dirigiu ao local e colaborou com os militares para verificar se havia mais pessoas dentro da instituição. Não sendo encontrados outros suspeitos, os policiais entraram em contato com os responsáveis pelos menores. Em diligências posteriores, foi possível localizar mais bolas furtadas, que foram devolvidas à escola. Entre os materiais recuperados estavam 33 bolas de diferentes modalidades (basquete, vôlei, pilates e futebol), além de diversos objetos, como um troféu de jogos estudantis de 2018, uma rede e um jogo de tênis de mesa, um baralho Uno, um estilete, um jogo de “Hora do Rush” e uma bolinha de totó.
A perícia técnica foi acionada para avaliar os danos causados no interior da escola. Foram encontrados indícios de arrombamento em uma sala de aula, onde a dobradiça superior da porta foi danificada, além do acesso ao subsolo, que também foi forçado para a retirada de mais materiais esportivos. Após a realização dos trabalhos periciais, o local foi liberado.